cortar carne
Créditos: Pixabay
em

Como cortar carne corretamente e sem sofrimentos

Aprenda a cortar carne bovina, de frango e de peixe para prepará-las em sua casa.

Ãprender a cortar carne é essencial se você costuma ter uma dieta baseada no consumo desse alimento. Independente se for carne de boi, de frango ou mesmo de peixe, saber como fazer o corte exato vai facilitar sua vida na hora do preparo.

Outro motivo para aprender a cortar carne é que você nunca mais vai precisar comprá-las já cortadas e embaladas no mercado. Afinal, as melhores carnes geralmente não são selecionadas para serem vendidas dessa forma. As carnes de melhor qualidade são deixadas para serem vendidas por inteiro ou em pedaços grandes.

Como cortar carne bovina

Existem diversos tipos de cortes para a carne bovina, no entanto o corte contra as fibras é o que ajuda a carne a ficar mais macia e ideal para ser mastigada. Para identificar as fibras da carne é muito simples. As pequenas linhas que se veem nela são as próprias fibras musculares, e você deve evitar cortá-las seguindo seu sentido.
No que diz respeito à gordura, essa pode ser retirada antes ou depois do cozimento. A gordura pode também ser consumida e dá ainda mais sabor. No entanto, seu consumo em excesso se torna prejudicial à saúde.

Veja no vídeo abaixo mais algumas dicas para realizar cortes de carne de boi:

Como cortar carne de frango

Para cortar carne de um frango inteiro em pedaços, a primeira coisa que se deve fazer é retirar o osso principal. Ele é a “coluna” ou “espinha” do frango. Faça um corte vertical em cada um dos lados do osso e atravesse o corpo inteiro. Descarte a parte cortada. Veja abaixo como cortar cada pedaço do frango.

Asas

Para cortar a asa, pode fazer um corte próximo ao peito, ou até mesmo com um pedacinho dele. A ponta exterior da asa pode ser removida também e, assim, ser utilizada para fazer um caldo.

Coxas

O corte das coxas é muito simples, pois depois de retirar a espinha elas ficam menos rígidas. Basta fazer o corte localizado entre a coxa e o corpo do frango. Se quiser, pode também separar a coxa da sobrecoxa, fazendo um corte entre a junção dos dois ossos.

Peito

O ideal é cortar o meio do osso do peito utilizando uma faca bem afiada e sem serras. Posicione a faca e dê batidas para que ela se aprofunde na carne e corte o osso.

Confira abaixo como cortar um frango em pedaços:

Como cortar carne de peixe

Filetes

Se o peixe tiver escamas, utilize um descamador para removê-las. Ele tem o formato de uma escova, e ao esfregar-lo nas escamas, essas saem com mais facilidade. Pode também utilizar uma faca bem afiada e cortar bem rente à superfície, retirando as escamas por completo.

Depois de retiradas as escamas, faça um corte diagonal que passa por detrás da barbatana e vai em direção à cabeça. Corte somente até chegar à espinha e a seguir faça o corte horizontal atravessando o corpo do peixe até o final. Faça o mesmo do outro lado.

Com os filés completos, retire o que sobrou da espinha. Depois utilize uma pinça para retirar as pequenas espinhas que sobraram e que são mais difíceis de serem retiradas.

Posta

Cortar carne de peixe em postas é mais rápido e mais simples. Retire primeiro as escamas utilizando o descamador ou fazendo cortes rentes à superfície. A seguir, faça um corte transversal ao corpo do peixe e retire a cabeça e as barbatanas. Depois corte a barriga com um corte longitudinal, atravessando o corpo do peixe, e retire as vísceras.

Por último, repita o corte transversal até o final do corpo do peixe, cortando-o em postas de aproximadamente três ou quatro dedos de espessura.

Assista ao vídeo abaixo e aprenda melhor como cortar e como limpar um peixe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
preparar carne

Como preparar carne saborosa sem cometer erros

animais de estimação para crianças

4 Melhores animais de estimação para crianças adotarem