contato com germes pode prevenir leucemia em crianças
Designed by Freepik
em

Como o contato com germes pode prevenir leucemia em crianças?

Um novo estudo alerta para o excesso de cuidado que alguns pais têm com seus bebês como fator de risco para a doença.

A leucemia é uma doença que chega a atingir 300 mil crianças em todo o mundo por ano. Segundo os médicos, a causa pode estar no despreparo do sistema imunológico. É o que as avós não cansam de dizer: “deixa a criança brincar descalça na terra porque faz bem à saúde”. Parece que é mesmo verdade: o contato com germes pode prevenir leucemia em crianças.

Contato com germes pode prevenir leucemia em crianças

Um importante estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa do Câncer de Londres mostrou que quando as crianças são “protegidas” do contato com os germes que estão no chão, nos brinquedos e até em outras crianças, o sistema imunológico não cria as resistências necessárias para se fortalecer.

Com isso, abre espaço para leucemia linfoblástica aguda, um tipo de câncer maligno que afeta a medula óssea onde são produzidas as células de sangue. Os glóbulos brancos são atacados e se reproduzem rapidamente, afetando todo o sangue. Os sintomas e consequências variam conforme o tipo de leucemia.

De acordo com o responsável pela pesquisa, professor Mel Greaves, o primeiro fator de risco é uma predisposição genética. Depois é a falta de contato com os germes do ambiente e certas doenças comuns na primeira infância.

A doença parece ter um fator biológico que é desencadeado quando as crianças predispostas são infectadas por doenças comuns mais tarde. Isso porque o sistema imunológico não estava sendo fortalecido desde cedo.

Portanto, embora ainda não haja uma conclusão exata para a causa desse tipo de leucemia, a recomendação para os pais é que não exagerem na limpeza. Não há motivo para impedirem seus bebês de brincarem fora de casa, com os pés no chão e explorando o ambiente.Não quer dizer que tenham que deixá-los sujos, apenas não precisam ter medo de que as crianças fiquem doentes.

Quando pegam alguma gripe ou catapora, por exemplo, o organismo está criando resistência aos vírus dessas doenças para conseguir lidar com eles em um próximo ataque. Então, teoricamente, essa resistência serviria para a prevenção da leucemia.

Outras dicas para prevenir leucemia em crianças

A predisposição genética e a privação do contato com o mundo são fatores que podem causar a leucemia nas crianças. Seguindo essa mesma lógica, o contato com os germes e micróbios importantes para reforçar o sistema imunológico também ocorre no parto normal, no aleitamento materno e no contato com outras crianças em creches e outros ambientes de interação.

Além disso, é muito importante que a criança tenha uma vida saudável, alimentação adequada e faça visitas periódicas ao médico. Esses são os cuidados básicos que os pais devem ter para manter seu filhos saudáveis.

Mas é importante ressaltar que essa pesquisa é apenas para mostrar os novos estudos que estão sendo feitos no ramo, porém não garante cura e prevenção apenas pelas recomendações aqui mencionadas. Cada caso é diferente do outro. Os cientistas ainda têm muitas perguntas a responder e estudos a fazer para aprimorarem os resultados obtidos até o momento.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
creme de palmito

Receitas de creme de palmito para você se esquentar no frio

Suicídio: saiba como consolar alguém que perdeu uma pessoa próxima