em

Como consultar CPF na Receita Federal

Você agora já pode consultar CPF na Receita Federal para tratar dos assuntos que envolvem esse documento.
Crédito: Governo Federal

Lidar das burocracias pode ser um pouco desgastante. Ainda bem que a tecnologia pode ajudar bastante com isso. Você agora já pode consultar CPF na Receita Federal para tratar dos assuntos que envolvem esse documento. Acompanhe para saber mais.

Como consultar CPF na Receita Federal passo a passo

O site da Receita Federal já permite que você consulte a situação do seu número de CPF online. Esta opção do site é muito útil para saber sobre o estado da sua inscrição, se está regularizado ou se existe algum problema.

É por meio dessa função que você consegue saber se há algum problema com a sua declaração de imposto de renda, por exemplo. Caso você perceba que algo não está regularizado em seu número de CPF, você deve se dirigir a um posto de atendimento do órgão para fazer a regularização.

Caso seja preciso consultar a situação de uma outra pessoa, você também pode, basta ter em suas mãos a data de nascimento dela, além do número de CPF, claro.

Acesso

como consultar CPF acesso

Primeiramente, você deve entrar no site da Receita Federal. O endereço eletrônico correspondente é: cpf.receita.fazenda.gov.br/situacao. Em seguida, você deve preencher os dados que são solicitados, no caso, o seu número de CPF e data de nascimento.

Depois de preencher, assinale a opção “não sou um robô” e faça as confirmações que são solicitadas. Em seguida, basta clicar em “consultar” e aguardar o carregamento da próxima página.

Consulta

consultar CPF consulta site

Depois do carregamento da página estar completo, os seus dados vão aparecer. Além disso, a situação do cadastro do seu número de CPF também aparece na tela.

Veja também: como vai funcionar o Documento Nacional de Identificação no celular

Impressão

consultar CPF impressão site

Se for necessário, a impressão da página pode ser feita de uma forma fácil. Vá até o fim da página e clique na opção de “preparar página para impressão”. Nesta opção, você também consegue salvar a página como um documento PDF.

Lembre-se que essa consulta não é válida como comprovante de inscrição do CPF, ela apenas dá as informações sobre a situação cadastral e de regularização do seu número de CPF.

Agora que você já aprendeu o passo a passo para consultar CPF na Receita Federal, aproveite e faça a consulta do seu. Além de evitar surpresas para o seu próximo imposto de renda, você já confere se existe alguma coisa a regularizar.

suco de clorofila
Suco de clorofila: conheça os benefícios e as receitas para fazer em casa
bolo de fubá de liquidificador
Bolo de fubá de liquidificador: 10 receitas práticas e saborosas