consulta médica
Crédito: Freepik
em

Guia prático de como se preparar para uma consulta médica

Para que a consulta médica seja produtiva, você precisa lembrar de alguns detalhes importantes.

Publicidade

Seja para uma consulta de rotina ou por algum problema específico, ir ao médico exige certa preparação. Isso porque todas as informações que você puder passar a ele irão influenciar em um diagnóstico mais preciso.

Você costuma se preparar para ir ao médico? Sabe o que precisa fazer antes e durante a consulta? Tire suas dúvidas agora e garanta que não voltará para casa pensando que esqueceu de dizer ou perguntar alguma coisa.

Como se preparar para uma consulta médica?

A preparação para uma consulta médica não tem nada de complicado, é só um cuidado importante para que o doutor tenha acesso ao máximo de informações possíveis sobre a sua saúde.

Antes da consulta

Assim que agendar a sua consulta médica, verifique o que pode ser útil para levar ou dizer no dia e prepare com antecedência para não esquecer, conforme as recomendações abaixo:

Publicidade

1. Exames

Separe os exames que tem em casa, feitos da última vez que foi ao médico, para lembrar de levá-los junto na consulta. Pode ser de sangue, raio-X, tomografia ou outro que tiver. Todos são importantes.

2. Remédios

Publicidade

Se você toma qualquer tipo de medicamento, lembre-se que o médico vai perguntar sobre isso. Então, precisará saber o nome do medicamento e a dosagem que toma. Por garantia, pode levar a receita ou até a caixinha do remédio junto.

3. Histórico de doença na família

O médico também poderá perguntar sobre seu histórico familiar de alguma doença, de acordo com o motivo da consulta. Então, é bom saber com antecedência se alguém na família tem ou teve câncer, diabetes, pressão alta, infarto ou AVC, por exemplo.

Publicidade

4. Preste atenção nos sintomas

No caso de estar com sintomas, precisará explicá-los para o médico. Não se preocupe com o jeito de falar, o importante é ser o mais detalhado possível. Para não esquecer o que sentiu dias antes da consulta, faça anotações diárias: onde doeu, quanto tempo durou a dor, sentiu mal-estar, alguma parte do corpo teve inchaço e assim por diante.

5. Vista roupas confortáveis

Publicidade

Escolha uma roupa confortável para o caso de precisar tirar alguma peça para ser examinado. Evite acessórios para o caso de precisar fazer exames e não use roupas apertadas, pois podem atrapalhar a verificação da pressão, por exemplo.

Durante a consulta

Com tudo organizado conforme as recomendações acima, veja o que é importante saber para o dia da consulta:

1. Qual o local da dor?

Publicidade

Para que o médico compreenda qual é o local exato da sua dor, aponte ao invés de só tentar explicar. A razão disso é os órgãos ficam muito próximos uns dos outros e você pode acabar confundindo o real local da dor.

2. Quanto que dói?

É importante saber dizer qual é a intensidade da dor, se muito forte ou fraca e o que mais sente enquanto está doendo. Uma maneira mais fácil de descrever o quanto que dói é dando uma nota de 1 a 10 para a dor.

Publicidade

3. Qual é o tipo de dor?

Quando o médico fizer essa pergunta, poderá dizer algum termo que você não ter certeza do que significa, então confira abaixo:

  • Dor focada: é o incômodo em um ponto específico do corpo;
  • Dor súbita: é aquela que começa de repente, sem você estar esperando;
  • Dor irradiada: quando começa em um local e vai se espalhando para outras partes;
  • Formigamento: aquela sensação de como se tivessem formigas andando pela sua pele, parecido com o que sente quando leva uma picada ou uma pancada;
  • Dor constante: que demora para passar;
  • Queimação: quando sente ardência em uma ou mais partes do corpo.

4. Alguma coisa faz a dor aumentar ou diminuir?

Publicidade

Para dar essa informação as suas anotações que fez antecipadamente podem ser úteis. Ao sentir a dor, perceba se ela ficou mais forte ou passou quando você fez certa atividade, comeu alguma coisa, se movimentou muito rápido, se deitou ou tomou algum chá, por exemplo.

5. Tire todas as suas dúvidas

O momento da consulta é o tempo que você tem toda a atenção do médico para tirar dúvidas, então anote-as com antecedência para não esquecer. Não precisa ter vergonha de nada, nem mesmo para falar de algo íntimo, pois o médico está capacitado para ouvir e te ajudar.

Publicidade

Se você costuma esquecer das orientações do médico facilidade, anote também as recomendações que ele der ou leve alguém junto para te ajudar a lembrar dos detalhes.

Dica: Não coma demais antes da consulta médica

De modo geral, a sua alimentação deve ser equilibrada. Mas especialmente para o dia da consulta, coma alimentos saudáveis e em porções moderadas para evitar picos de glicemia ou aumento da pressão que podem atrapalhar a avaliação do médico.

doenças sexualmente transmissíveis homens

DSTs masculinas: quais as mais comuns e como tratar

consulta ginecológica adolescentes

Primeira consulta ginecológica: quando deve levar sua filha?