esmalte de unhas para consertos
Crédito: Freepik
em

6 Coisas que dá para consertar em casa usando esmalte de unha

Na hora de um pequeno reparo, tenha sempre um vidro de esmalte transparente por perto

A arte da gambiarra às vezes traz muitas facilidades para a rotina doméstica. Se você não costuma ter em casa todos os materiais adequados para fazer pequenos reparos, pode usar materiais inusitados que servem para outras coisas. Um deles é o esmalte de unhas. Veja no que esse líquido colorido pode ajudar, muito além de deixar suas unhas mais bonitas.

1. Firmar parafusos

Na hora de fixar alguma coisa usando parafusos, sejam eles grandes ou bem pequenos, passe uma camada de esmalte em todo o comprimento da parte em espiral. Aperte o parafuso com o esmalte ainda molhado. Depois, faça um acabamento com esmalte por cima, na cabeça do parafuso. Vai servir como uma cola. Para evitar um acabamento de cor estranha, prefira um esmalte transparente ou da cor da peça em que colocou o parafuso.

2. Consertar telas de janela

Se você costuma usar tela nas janelas e portas da casa para impedir que os insetos entrem, sabe que é comum acontecer pequenos desgastes nas linhas da tela. Por ali podem passar insetos, e faz com que o desgaste se torne cada vez maior. Ao notar o problema logo no começo, use um esmalte transparente como cola. Aplique dos dois lados da tela, unindo as linhas desgastadas.

3. Evitar manchas de ferrugem

Alguns objetos de metal costumam deixar manchas de ferrugem quando entram em contato com superfícies molhadas. Para evitar que isso aconteça, passe uma camada de esmalte nesses objetos, ao menos na parte que fica em contato com as superfícies.

4. Consertar rachados em azulejos

Se tem azulejos de cerâmica ou porcelana em casa que estão apresentando linhas rachadas ou trincadas, ou se soltou uma lasca, use o esmalte como cola. Limpe a peça com água e sabão, seque muito bem, e depois aplique uma camada de esmalte transparente. Pode ser necessário aplicar mais camadas. Deixe secar por completo antes de molhar a peça. Essa dica também serve para outras peças de cerâmica ou porcelana, desde que o rachado ou lascado seja pequeno.

5. Consertar vidro quebrado

Você pode fazer o mesmo procedimento quando tiver algum vidro quebrado, desde que seja pequeno. Peças muito grandes podem ser pesadas demais para que a “cola” do esmalte segure. E tenha cuidado extra, pois o vidro é cortante. Use luvas de borracha e vá preenchendo os espaços rachados do vidro com esmalte transparente. Essa é uma solução paliativa, então não coloque mais a peça em um local que apresente risco caso a cola se solte.

6. Cordas desfiadas

Se você tem cordas de moletom ou cadarços que estão com as pontas desfiadas, impeça que continuem desfiando. Aplique uma camada de esmalte na ponta da corda. Se estiver muito desfiado, primeiro corte a parte que está solta, depois use o esmalte para impedir que as demais partes de soltem.

Veja também: Como consertar mangueira de jardim 

jovem com lombriga na amígdala

Jovem descobre lombriga na amígdala depois de dor de garganta

plantas aquáticas

Plantas aquáticas: conheça 5 grupos e suas características