Saiba como tratar a congestão nasal!

As principais causas da congestão nasal (popularmente conhecido por nariz entupido) são as alterações climáticas e a diminuição brusca das temperaturas.

Publicidade

Quando sofremos de congestão nasal, as vias respiratórias não funcionam como seria de esperar, causando desconforto até na hora de reconhecer o sabor dos alimentos. De uma forma simplificada, essa congestão nasal resulta da inflamação das membranas localizadas no nosso nariz. Esse é um sintoma, não é uma doença. A congestão nasal acarreta efeitos secundários como a sinusite, a gripe e os resfriados, que provocam um aumento de muco nas nossas vias respiratórias. A duração desse sintoma costuma ser de cerca de uma semana mas, no caso de você sofrer de rinite alérgica, ou outros problemas, ele pode se prolongar.

A congestão nasal pode implicar outros sintomas como os ouvidos fechados, a garganta sensível, as dores de cabeça e a fadiga. Caso deseje evitar esses problemas, beba bastante água, consuma vitamina C, não fume, não frequente locais com poeira e umidade e não ingira produtos lácteos.

Neste artigo, vamos explicar alguns exercícios que possibilitam o combate à congestão nasal. Atente nas dicas que se seguem!

1. Para o primeiro exercício, sente-se numa cadeira com as suas costas direitas e mova a cabeça para trás. Mantenha a boca fechada e tente sempre respirar pelo nariz. Feche as narinas com os dedos e não respire. Mexa a sua cabeça, suavemente, para a frente e para trás, até que não aguente mais segurar a sua respiração. Quando não aguentar mais, destape as narinas e mantenha a boca fechada. Respire profundamente, enchendo os seus pulmões de ar, e passe a respirar normalmente apenas pelo nariz, sentado, no mínimo, por dois minutos.

Publicidade

2. O segundo exercício é o seguinte: tape as narinas com os dedos e mantenha a boca fechada. Segurando a respiração, caminhe rapidamente, dando no mínimo 30 passos, se possível. Mesmo sentindo necessidade de inspirar, não o faça e continue segurando a respiração. Sente-se com as costas bem direitas e destape as narinas. Respire suavemente e mantenha a boca fechada. Tente relaxar os seus músculos durante 2 minutos. Procure fazer uma respiração pelo diafragma.

3. O terceiro exercício consiste no seguinte: encha uma bacia com água não muito quente. Adicione 100 ml de água oxigenada de 10 volumes. Com a sua boca e os seus olhos fechados, mergulhe várias vezes a sua cabeça na bacia, respirando pelo nariz, provocando bolhinhas na água. Assim, você faz com que o ar circule pelas suas vias respiratórias. Atenção, não inale a água. Repita esse processo até você se cansar.

Tenha muito cuidado: esses exercícios não são para você, caso sofra de problemas cardíacos. E saiba que deve sempre, mas sempre mesmo, consultar o seu médico caso os problemas persistam.

PODE GOSTAR TAMBÉM