em

Como congelar vagem de forma fácil e rápida

Evitar que o alimento perca nutrientes durante o congelamento é muito mais fácil com essas dicas!
congelar vagem
Créditos: Pixabay

Congelar vagem não é tão simples quanto apenas colocar no congelador. Ela requer alguns cuidados e passos que deve seguir para que o alimento não fique com um sabor ruim ou perca seus nutrientes e benefícios. As técnicas de congelamento devem sempre evitar a formação de cristais, que são pequenas gotículas de água que congelam junto ao alimento e o queimam.

2 Formas de congelar vagem

congelar vagem formas
Créditos: Mundo Boa Forma

É importante lembrar que para para congelar vagem, ela deve estar em boa qualidade, isso é, sem machucados e manchas que demonstrem já estarem maduras demais. Outro ponto importante é que, no momento de congelar, deve-se fazer em pequenas porções. Para isso você pode separar porções que serão preparadas imediatamente após o descongelamento.

1. Branqueamento

A técnica de branqueamento consiste em escaldar os alimentos e depois levá-los a um recipiente com uma temperatura extremamente oposta, ou seja, fria. Ao congelar vagem dessa maneira, você pode mantê-la por 12 meses no congelador ainda conservando suas propriedades.

E essa técnica é muito simples e rápida:

1. Aqueça água em uma panela até levantar fervura, sendo que a quantidade deve ser suficiente para submergir toda a quantidade de vagem que será congelada.

2. Despeje as vagens na água fervente e deixe cozinhar por 3 minutos.

3. Escoe a vagem para retirar a água e leve-as imediatamente para um recipiente grande com água gelada e com cubos de gelo. Deixe por mais 1 minuto.

4. Em seguida, seque perfeitamente as vagens com pedaços de papel e leve para congelar em sacos plásticos, eliminando a maior quantidade de ar possível.

5. Leve ao congelador.

2. Sem branqueamento

A técnica sem branqueamento é feita sem necessitar do choque térmico no alimento. Apesar disso, a forma mais indicada por nutricionistas é utilizando a técnica de branqueamento, pois é com ela que são preservados todos os nutrientes.

A técnica é ainda mais rápida, mas deve-se consumir o alimento o quanto antes:

1. Lave muito bem as vagens. Tire as extremidades e fatie, se desejar.

2. Dispense do processo de congelamento as vagens com machucados.

3. Seque muito bem cada uma com papel ou com um pano de prato limpo.

4. Coloque em porções em sacos próprios para congelador e elimine a maior quantidade de ar que puder.

5. Leve ao congelador.

Como descongelar?

Depois de congelar vagem você não precisa de preocupar, pois a preparação dela em um prato é igualmente simples.

Assada

Distribua as vagens congeladas em uma assadeira e tente fazer com que nem uma permaneça grudada uma à outra. Tempere com azeite, sal e os temperos que desejar e a seguir deixe assar em uma temperatura média por 10 minutos. Passado o tempo, retire, misture-as e deixe assar por mais 5 minutos ou até dourarem.

Sauteé

A lógica da preparação sauteé é a mesma. Coloque as vagens em uma panela e separe as que estão coladas. Adicione azeite e deixe-as aquecerem em fogo baixo, mexendo ocasionalmente. Quando elas estiverem descongeladas e na consistência desejada, tempere e sirva.

Como cozinhar vagem congelada?

congelar vagem cozinhar
Créditos: Nestlé

Não é necessário descongelar a vagem para depois cozinhá-la. Basta levá-las diretamente à água fervente e cozinhar. Tempere da forma que desejar e sirva. Mas lembre-se, quanto mais tempo o alimento estiver na água fervente, mais nutrientes ele perde.

A maneira de cozinhar que mais conserva as propriedades das verduras e vegetais é no cozimento a vapor. Para isso, você pode colocar as vagens congeladas em uma panela própria para esse tipo de cozimento e retirar quando a vagem estiver na textura desejada. A técnica a vapor é mais demorada, mas também é a forma mais saudável. Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
tirar mancha de óleo da roupa
Como tirar mancha de óleo da roupa facilmente
como fazer chantilly de chocolate
Como fazer chantilly de chocolate: 4 receitas