em

Como congelar salgados da forma correta

Seja para um pessoal ou para comercializar, aprenda a congelar salgados de uma vez por todas!

congelar salgados
Créditos: Pixabay

Uma das maiores preocupações de quem comercializa salgados congelados, ou até mesmo que produz em casa somente para o consumo é como congelar salgados da melhor forma. Isso porque o método de congelamento faz toda a diferença para que o petisco não perca a qualidade na hora de fritar.

Dica para congelar salgados

Antes de congelar os salgados, sendo ele já frito ou cru, lembre-se de deixá-lo esfriar. Não coloque em qualquer recipiente. Para realizar o processo da melhor forma siga os passos a seguir:

Coloque os salgados em uma assadeira, de preferência de alumínio. Os petiscos devem ser congelados separados um do outro, antes de serem embalados. Isso é muito importante para que não grudem.

Cada tipo de salgado tem um método de congelamento. Os salgados fritos precisam ser congelados crus. Já os assados precisam ser preparados antes de congelar.

Como armazenar

Cada tipo de salgado possui um prazo de validade. Utilize bandejas ou sacos para congelar salgados. Depois de separar cada salgado nas embalagens, é essencial colocar etiquetas com o nome do produto, tipo e data de validade, que geralmente gira em torno de dois meses. Para massas cruas e pão de queijo, considere dois meses de validade.

Como descongelar

Os salgados fritos não precisam ser descongelados antes da fritura, eles podem ser levados diretamente para frigideira. Assim, o salgado fica mais crocante e não desmancha.

Já os assados, podem ser descongelados ou não. Basta levá-los ao forno novamente até que fiquem dourados, pois eles já estão pré assados.

Como fritar salgado congelado

congelar salgados fritar
Créditos: anacuder

Para fritar um salgado congelado você deve seguir algumas instruções:

1. Utilize um um recipiente fundo e frite por imersão

Os salgados devem ficar submersos no óleo. O ideal é que haja cerca de um centímetro de óleo acima dos alimentos para que ele frite por inteiro e fique uniforme.

2. Aqueça bem o óleo antes de iniciar a fritura

Isso é muito importante, pois se a temperatura do óleo estiver fria, os salgados ficarão encharcados ou podem estourar. Já se estiver muito quente, vão ficar dourados por fora e crus por dentro. Coloque um pouco de farinha de rosca na panela e quando a farinha subir é sinal de que o óleo está no ponto.

3. Nunca coloque o salgado direto com as mãos

Congelar salgados faz com que eles retenham água e, como se sabe, esse líquido e o óleo não se dão bem. Para evitar acidentes com queimaduras, nunca coloque o salgado diretamente no óleo, use uma escumadeira e tenha cuidado.

4. Elimine o excesso de óleo

Para que o salgado fique bem sequinho e crocante é fundamental eliminar o excesso de óleo antes de servir. Utilize papel-toalha para descansar o salgado e também pressione levemente sobre sua superfície para secá-lo bem.

Outras dicas

Se há muitos salgados a serem fritos, você não deve tentar colocar vários para fritar ao mesmo tempo, pois o óleo esfriará e as chances de os petiscos grudarem uns nos outros é enorme. Tenha paciência e frite uma pequena quantidade por vez.

Não congele salgados com recheio de ovos ou batatas, pois depois de descongelados eles ficam com um sabor desagradável. Também evite temperos muito marcantes.

Sempre utilize farinha de trigo para para engrossar a massa de tortas. Há quem use o amido de milho, porém, após descongelado, esse produto deixa os salgados como uma textura ruim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

como fazer a oração de São Cipriano

Oração de São Cipriano: para dinheiro, amor ou proteção

remédios naturais para infecção urinária

5 Remédios naturais para infecção urinária