congelar legumes
Crédito: Pixabay
em

Aprenda como congelar legumes preservando sabor e textura

Veja como ganhar muito mais praticidade na hora de preparar suas refeições

Os legumes são as hortaliças em que as partes que se come são os frutos e as sementes. Mas certamente você inclui muitas raízes nesse grupo, pois elas são as hortaliças em que a parte que se come cresce embaixo da terra. Então, a lista é grande e vale a pena ter de tudo um pouco em casa para um cardápio bem saudável. A dica é congelar legumes para que eles durem por mais tempo e você tenha mais praticidade no dia a dia. Veja como fazer esse congelamento com legumes crus e cozidos.

Veja também: como congelar frutas da forma correta

Como congelar legumes crus

Assim que chegar da feira ou do supermercado, o primeiro passo é higienizá-los.

Para isso, encha uma bacia com água e coloque dentro 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Leia no rótulo do produto se ele é recomendado para essa finalidade.

Feita a mistura, coloque dentro os seus legumes e deixe-os de molho por 15 minutos. Em seguida, retire um a um e lave bem embaixo da torneira. Agora sim seus legumes estão limpos e prontos para o congelamento.

A partir desse momento você decide se quer congelar legumes inteiros ou em pedaços. Essa dica é importante porque se você já sabe em quais pratos pretende utilizar cada legume, pode congelar na porção e no corte ideais.

Por exemplo, descasque e corte em cubos a batata na quantidade que você vai usar em uma sopa. Assim fica bem mais fácil na hora de descongelar, pois terá uma porção pronta, evitando o recongelamento que pode alterar o sabor e a textura do alimento.

Por fim, coloque cada legume descascado em potinhos de vidro ou em saquinhos plásticos bem fechados, coloque também uma etiqueta com a data do congelamento e o nome do vegetal e organize tudo no fundo do congelador.

Legumes cozidos

O processo para congelar legumes cozidos começa igual ao anterior, feito para os vegetais crus. Primeiro você vai higienizar bem e depois vai colocar para cozinhar em água ou no vapor, como faz normalmente.

A dica de cozinhar no vapor é mais interessante, pois, os vegetais cozidos em água ficam mais amolecidos e perdem mais nutrientes. Já no cozimento a vapor eles ficam melhor preservados, saborosos, saudáveis e com uma textura mais agradável.

Ao final do cozimento, cortadinhos ou não, já pode colocar os legumes em saquinhos e potinhos, etiquetar e colocar no congelador. Não tem problema congelar legumes ainda quentes. Só o que vai acontecer é que o seu congelador vai precisar trabalhar mais para manter a temperatura gelada na parte interna.

Quais legumes podem ser congelados?

Essa é fácil e você não vai mais esquecer. Todos os legumes que você conhece podem ser congelados, crus ou cozidos. Seguindo as dicas de congelamento acima, eles irão manter o sabor e a textura após o descongelamento.

Aliás, para descongelar, o ideal é que você retire o pote ou saquinho do congelador na noite anterior e deixe dentro da geladeira descongelando sozinho. Evite deixar em temperatura ambiente, em especial nos dias quentes, pois aumenta o risco de contaminação do alimento.

Se for um descongelamento que precisa ser feito na hora, use o micro-ondas ou descongele em banho-maria, no fogão. Para determinados pratos você pode até colocar os legumes direto na receita, como no caso de batatas cruas congeladas dentro da sopa, pois elas vão descongelando e cozinhando devagarinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

corrimento vaginal

Corrimento vaginal: conheça os tipos principais e como tratar

estrogênio

Saiba o que é estrogênio, para que serve e em quais alimentos encontrar