como congelar e descongelar arroz
Crédito: Freepik
em

Dicas para congelar e descongelar arroz

Fazer uma quantidade maior de arroz para congelar vai poupar tempo e gás

Publicidade

Se na sua casa, o arroz está presente em quase todos os almoços, talvez valha mais a pena fazer uma quantidade maior e congelar várias porções para a semana. Assim, você economiza gás e tempo de preparo. Veja as dicas de como é fácil congelar e descongelar arroz.

Como congelar arroz?

Prepare o seu arroz normalmente, com os temperos que costuma usar, seja um caldo pronto ou alho com sal, por exemplo. Não congele arroz feito com molho, pois os grãos absorvem o molho e ficam com uma textura desagradável.

Publicidade

Consuma o tanto que for consumir na refeição do dia e deixe o restante esfriar por completo.

Atenção: não se esqueça do arroz fora da geladeira, pois ele pode começar a ser contaminado por bactérias cerca de 2 horas após estar frio.

Publicidade

Depois que estiver frio, separe o arroz por porções, conforme a quantidade que é consumida em cada almoço.

Coloque cada porção em potinhos plástico, de vidro ou saquinhos herméticos para congelador. O melhor é usar potinhos para poder colocar uma camada de plástico-filme ou papel-alumínio entre o arroz e a tampa, evitando que o gelo encoste no arroz e ele fique com textura esponjosa.

Coloque sobre cada embalagem uma etiqueta com a data. Depois armazene no congelador e pronto.

Publicidade

Como descongelar arroz?

Assim como deve ter cuidado para não deixar o arroz muito tempo fora da geladeira antes de congelar, o mesmo vale para não deixá-lo muitas horas descongelando fora da geladeira. Por isso, o ideal é retirar a porção que for consumir na noite anterior e deixar dentro da geladeira.

Na hora de consumir, pode colocar em uma panela com um fundo de água e ir mexendo até que esteja quente.

Ou coloque em um recipiente próprio para micro-ondas, respingue um pouco de água por cima e coloque para aquecer. Lembre-se de remover o papel-alumínio ou plástico-filme antes de colocar no micro-ondas.

Publicidade

Se estiver com pressa, pode tirar do congelador e botar direto no micro-ondas, desde que esteja em um recipiente próprio para o aparelho.

Veja também: Como congelar e descongelar feijão

gatos que incomodam

O que fazer quando o gato do vizinho incomoda

transtorno de dependência de tela

Transtorno de dependência de tela: saiba o que é e como identificar