Como mudar o comportamento de um pet rebelde
Crédito: Freepik

Como mudar o comportamento de um pet rebelde

O comportamento do seu cão é um reflexo da forma como você se comporta com ele

Publicidade

Os cães, principalmente filhotes e adolescentes, são exatamente como as crianças pequenas: não têm noção do perigo, do que é certo e errado, e precisam gastar muita energia. Logo, se não forem educados para se comportarem conforme o esperado, e se forem impedidos de gastarem a energia que precisam, vão se comportar como rebeldes. Mas tem jeito, se você tiver paciência e usar algumas estratégias.

Muita atividade física

Seu cão precisa gastar energia e você precisa ter energia para ajudá-lo com isso. É essencial lembrar dessa necessidade dos cães antes de adotá-los, principalmente se escolher uma raça com essa característica.

Leve seu cão para passear todos os dias. Além disso, se tiver quintal, faça-o correr atrás de brinquedos ou atrás de você, planeje exercícios de corrida, subir em objetos, use gravetos, cordas, bambolê, bolinhas, o que for possível para que ele se movimente bastante.

Claro, também precisa saber a hora de parar. Não é para deixar o cão exausto, achando que ele vai dormir o resto do dia. Escolha um horário de sol mais fraco e respeite o limite do cão. Quando ele se cansar, é hora de parar.

Publicidade

Estímulos mentais

Outra dica para que o seu cão passe a ter um comportamento mais calmo e educado é oferecer estímulos mentais a ele. São brincadeiras e desafios, mas sem a necessidade de correr ou pular.

Os estímulos mentais são vistos pelo pet como brincadeiras, mas que servem para trabalhar a inteligência e treiná-lo fazer certas coisas para conseguir outras. Veja, no vídeo abaixo, exemplos de 5 exercícios mentais para treinar com seu cão:

YouTube video player

Evite “oi” e “tchau”

Já parou para pensar que o seu cachorro entende quanto tempo você vai ficar fora de casa quando dá “tchau” e sai para ir trabalhar, depois volta e dá “oi” para ele?

Muitos cães têm um comportamento rebelde porque sentem ansiedade ao saberem que vão ficar horas sozinhos. Mas se você sair sem se despedir, como se estivesse indo até o portão e já fosse voltar, não vai haver essa percepção tão acentuada.

Publicidade

Se o seu cão já estiver acostumado com os cumprimentos de saída e chegada, e ele fica ansioso com isso, experimente parar de dizer a ele que você vai sair e vai demorar.

Não provoque nem estresse o seu cão

Como é que você deseja ter um cão tranquilo e obediente, se você está sempre provocando e deixando ele estressado? Em certos momentos de brincadeira, quando o cão está agitado e interagindo, algumas provocações servem de estímulo. Mas não fique o tempo todo atiçando a irritabilidade do seu cachorro, pois ele vai estar sempre agitado, agindo como um rebelde sem limites.

PODE GOSTAR TAMBÉM