como usar espremedor de frutas
Crédito: Freepik
em

Como usar espremedor de frutas do jeito certo: 4 tipos

Espremedor de frutas não é tudo a mesma coisa. Conheça e aprenda a usar os principais modelos

Pelos menos 3 porções de frutas ao dia é o que os nutricionistas recomendam para uma alimentação saudável. Dentro dessa condição você escolhe o tipo de fruta, se vai comer inteira, picada, misturada, batida ou na forma de suco. Quando são frutas cítricas, como laranja e limão, o suco é uma das formas de consumo preferidas. Mas, para isso, você precisa ter e saber como usar espremedor de frutas. Sabia que existem vários modelos? Conheça alguns dos principais antes de fazer um investimento.

Veja também: como fazer sorvete de banana com canela

Como usar cada tipo de espremedor de frutas

Você pode escolher comprar desde o modelo mais barato e simples, até fazer um investimento de mais de mil reais em uma centrífuga que vai extrair o suco puro da fruta sem que você faça o menor esforço. Tem opções para todos os gostos e bolsos. Veja quais são e como usar espremedor de frutas no dia a dia.

1. Espremedor de frutas manual simples

dica como usar espremedor de frutas manual
Crédito: ReviewBox

Esse é o modelo mais antigo, sem essa de ligar na tomada para facilitar o trabalho. É aquele que você compra em qualquer supermercado ou loja de departamentos, de plástico ou de inox, bem baratinho.

Basicamente é uma peneira no formato para encaixar em uma jarra. Sobre a peneira você encaixa a castanha, que é o nome da parte onde a fruta vai encaixada para ser espremida. Então você gira a metade da laranja ou do limão sobre a castanha e o suco vai sair. Simples e o modelo ideal para quando falta energia elétrica em casa!

Desvantagem: precisa fazer todo o trabalho manual, girando a fruta de um lado para o outro. Se fizer uma quantidade de uma jarra de suco, vai ser bastante cansativo.

2. Espremedor de frutas elétrico Fun Kitchen

dica como usar espremedor de frutas fun kitchen
Crédito: Harpyja

Esse é um dos modelos que você precisa levar a fruta até a castanha e exercer cerca de 1 quilo de força sobre ela para ser espremida. Mas, ao invés de ter que ficar girando a fruta, a castanha é elétrica e acionada assim que você fizer uma pressão sobre ela.

Então, a castanha fica girando e coletando o sumo da fruta até você parar de pressionar. O sumo vai cair na parte de baixo, que é a jarra, acoplada à parte da castanha com a peneira. Esses modelos geralmente são apenas ligados na tomada e acionados ao estilo tocou-ligou, sem nenhum botão. A potência desse aparelho é de 35W.

Desvantagem: não pode pressionar demais, ou a castanha vai travar, pois é um material menos resistente. Também pelo mesmo motivo, esse espremedor é menos estável sobre a bancada e a peneira “dança” um pouco enquanto a fruta é pressionada, pois é tudo bem leve.

3. Espremedor elétrico com coletor separado Mondial

dica como usar espremedor de frutas mondial
Crédito: Harpyja

Esse é um modelo um pouco mais sofisticado. Ele é semelhante ao anterior, porque também funciona colocando a fruta sobre a castanha e segurando até que todo o sumo seja espremido. Mas, tem suas diferenças. Para que ele funcione, precisa acionar um botão.

Depois, ao colocar a metade da fruta sobre a castanha, ela liga e começa a girar espremendo a fruta com mais facilidade, sem precisar fazer pressão, apenas segurar. O sumo espremido vai cair em um copo coletor externo, separado, que tem uma peneira. Esse modelo tem uma potência de 250W.

Desvantagem: a desvantagem de ter o coletor separado é que você precisa conferir se ele está sempre no lugar certo ou vai derramar suco. Além disso, se fizer muita pressão ao espremer a fruta, a castanha também vai travar um pouco.

4. Espremedor elétrico Spolu

dica como usar spolu
Crédito: Harpyja

O próximo modelo de espremedor de fruta tem um visual mais industrial. Diferente dos anteriores, que combinam mais com a cozinha de casa, esse tem um aspecto de lanchonete e restaurante, mas você pode usar em casa tranquilamente porque vale a pena.

Esse modelo pode parecer mais potente do que o anterior, mas ele tem 200W. A parte de baixo, de inox escovado, é onde fica o motor. A parte de cima é onde tem o jarro com a peneira e o coletor, tudo em plástico.

Para espremer o suco, assim como no modelos anterior, é preciso acionar um botãozinho. É isso que faz o motor ser mais potente e espremer a fruta sem precisar ficar fazendo pressão com a mão. Se por acaso você fizer pressão, a castanha não vai travar.

Desvantagem: a desvantagem é que a parte da peneira e da castanha fica bem na borda do jarro, então como o motor é potente, acaba espirrando suco para fora enquanto está sendo espremido.

Cuidados ao usar o espremedor de frutas

Todos os modelos de espremedores são bem práticos, cada um com seus pontos altos e baixos. Mas, além de escolher o modelo ideal, saber como usar o espremedor de frutas também é ter os cuidados certos para usar com segurança.

  • Lave as mãos antes e depois de usar o espremedor. Esse cuidado é mais importante ainda com o limão, pois se ele ficar na sua pele e você pegar sol, pode queimar e manchar.
  • Lave bem as frutas antes de espremê-las, mesmo que não vá usar as cascas. Depois de lavadas, corte-as ao meio e esprema imediatamente.
  • Mantenha todas as peças do seu espremedor sempre limpas e secas para prevenir mofo e mau cheiro.
  • Mantenha os modelos elétricos fora do tomada quando não estiverem em uso, e sempre longe do alcance das crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
cremes para rachadura nos pés

Cremes para rachaduras nos pés: receitas caseiras e dicas de uso

hortelã para o fígado

Hortelã para o fígado: conheça os benefícios e veja como tomar