em

Como tirar tinta de caneta de roupa

Sem querer se riscou ou a caneta estourou no seu bolso? Veja como tirar essas manchas!

tirar tinta de caneta de roupa
Crédito: Unsplash

É terrível quando a pessoa está no trabalho, no banco ou em outro lugar importante e a caneta estoura, manchando bastante a roupa. Muitas vezes as pessoas se deparam com esse problema, mesmo que seja com o filho manchando o uniforme sem querer. Porém, não precisa se preocupar. Veja abaixo os melhores modos para tirar tinta de caneta de roupa, sem precisar de mil e uma artimanhas ou muito tempo para removê-la.

Formas de tirar tinta de caneta de roupa

tirar tinta de caneta de roupa como
Crédito: Freepik

Tem algum compromisso urgente e precisa tirar tinta de caneta da roupa e é bem aquela sua favorita? Veja abaixo técnicas caseiras para remover essas manchas rapidamente, sem precisar sair de casa para resolver esse problema.

Esteja atento para as especificações dos tecidos. Cada um precisa de cuidados especiais e talvez não possam entrar em contato com todas essas substâncias.

1. Flanela

Atenção, esse método apenas será eficaz para manchas recentes! Sabendo disso, pegue uma flanela limpa e passe suavemente sobre a mancha fresca, sem esfregar.

Se você for esfregar, vai acabar espalhando a tinta pela camisa, aumentando ainda mais a mancha e atrapalhando quaisquer limpezas que você for fazer posteriormente.

2. Algodão com água

Essa técnica é muito eficiente para manchas que já secaram, soltando-as com mais facilidade do que um pano seco. Para tirar tinta de caneta de roupa com algodão molhado, é necessário que o passe suavemente.

Quando for umidificar o algodão, é necessário que não se exagere na quantidade de água, para não torná-lo frágil e fácil de despedaçar.

3. Creme para barbear

Basta aplicar um pouco de creme de barbear na região manchada para que se note a diferença. Excelente contra as manchas, é mais recomendável que ele seja o creme de barbear em espuma.

Depois de aplicar um pouco de creme, esfregue delicadamente com uma escova de dentes que não seja mais usada.

4. Vinagre branco

O vinagre já é utilizado há muito tempo para limpeza de casa, seja em balcões ou móveis em geral.

A mesma regra se aplica ao uso dele em roupas, pois é excelente para limpar manchas de tinta de caneta na roupa. Isso porque ele possui propriedades químicas que reagem com o material da tinta, solubilizando-o. Além disso, devido ao seu pH baixo, ele evita a proliferação de fungos na roupa.

5. Limão

Para manchas difíceis de tirar, o limão é a solução! Basta colocar a peça de molho em um balde de água, com quantidade proporcional de limão, tornando a solução extremamente ácida e solúvel.

Para isso, deixe a roupa um pouco de molho na solução. Em seguida, lave manualmente o tecido com detergente, para obter resultados mais seguros e completos.

6. Álcool etílico

Esse álcool é muito recomendado para limpar manchas decorrentes de acidentes com canetas, sendo extremamente comum no dia a dia de diversas pessoas e muito fácil de ser adquirido no comércio.

Seu papel para solubilizar essas manchas é incrível, porque ele possui uma estrutura química com um composto chamado hidroxila. Para aplicar o álcool, é necessário que haja uma flanela limpa e macia por perto. Molhe-a no álcool e pressione o local da mancha como um carimbo.

É importante que se pressione a flanela com uma força moderada, mas sem esfregar. Afinal, esfregar a flanela com álcool no lugar da mancha apenas intensificaria e espalharia o problema para outras regiões da roupa.

7. Leite morno

Quem disse que leite morno só serve para ser tomada antes de dormir? Na realidade, ele é um poderoso ingrediente para auxiliar na remoção de manchas!

Por ser levemente gorduroso, ele consegue reter as micro propriedades presentes na mancha de tinta. Essa retenção favorece imensamente a dissolução das propriedades da tinta de caneta no leite, o que vai retirando aos poucos a mancha da camisa.

Para efetuar o processo é bem simples: encha um recipiente com leite morno e mergulhe a região manchada da peça no líquido. Depois de retirar o tecido, lave-o com água e sabão e esfregue o lugar manchado suavemente.

É recomendável que antes de lavar o tecido, se coloque bicarbonato de sódio na região afetada. Ele neutralizará o odor do leite, evitando que ele fique impregnado durante várias lavagens.

Seu sofá também está riscado? Assista no vídeo como resolver!

Veja também: como tirar tinta de caneta de boneca.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

farofa de natal

8 Receitas de farofa de Natal simples e deliciosas

menina de 4 anos desenvolveu sepse depois de experimentar sapatos sem meias

Menina desenvolveu sepse depois de experimentar sapatos sem meias