Como tirar mofo de pano de prato
Crédito: Freepik

Como tirar mofo de pano de prato: 4 dicas fáceis

Água, bicarbonato, vinagre e sabão de coco resolvem o problema, além de deixar os panos sempre pendurados e secos para prevenir o mofo

Publicidade

O mofo aparece quando o pano de prato é deixado úmido e dobrado ou amontoado em um canto da pia, sem que esteja esticado para secar. Depois de lavar você percebe que o mofo não sai, então precisa tomar alguns cuidados e usar soluções de limpeza mais potentes para remover a mancha e evitar que aconteça de novo. Siga essas dicas para resolver.

1. Deixar ferver no bicarbonato

Em uma panela, mistura 1 litro e água com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e coloque para ferver. Quando levantar fervura, coloque os panos mofados dentro. Desligue o fogo e deixe os panos de molho por até 40 minutos ou até notar que as manchas saíram do tecido. Depois que a água esfriar, enxágue os panos e coloque-os para lavar na máquina normalmente, se necessário.

2. Deixar de molho no bicarbonato com vinagre

Outra alternativa para remover as manchas de mofo dos panos de prato é fazer uma misturinha com 1 litro de água, 1 colher de chá de bicarbonato e 1 xícara de vinagre de álcool. Não precisa ferver, apenas deixe os panos de molho de 20 a 40 minutos. Ao final, veja se as manchas saíram e coloque os panos para lavar normalmente.

3. Lavagem com sabão de coco

Depois de deixar os panos de molho em uma das receitas anteriores, coloque-os em outra bacia com água limpa e esfregue-os com sabão de coco, que ajuda a branquear. Deixe-os de molho na água com sabão, ao sol, por uns 20 minutos. Não precisa lavar na máquina depois disso, pois já estarão limpos. Você pode esfregar os panos com sabão no tanquinho, antes ou depois de deixá-los de molho. Se for esfregar depois, passe o sabão neles antes para agir dentro da água.

Publicidade

4. Prevenção: mantenha os panos pendurados e secos

Para evitar o aparecimento de mofo, nunca deixe os panos dobrados ou amontoados úmidos na sua cozinha. Eles sempre devem ficar esticados, de preferência pendurados, para que possam arejar e secar rapidamente.

PODE GOSTAR TAMBÉM