como tirar cola de roupa
Crédito: Freepik
em

Como tirar cola de roupa: passo a passo sem danificar o tecido

A cola à base de água é mais fácil de remover, mas também tem como salvar as peças manchadas com supercola

Ao trabalhar com artesanato ou fazer algum conserto que exige o uso de cola, há sempre o risco de pingar um pouco do produto da roupa. Se acontecer, não pense que a roupa está perdida. Veja como tirar cola da roupa sem danificar o tecido.

Como tirar cola de roupa: cola à base de água

como tirar cola de roupa do tipo cola branca
Crédito: Freepik

Se o seu problema foi com uma cola à base de água, como a cola branca escolar e a cola amarela de marceneiro, faça o seguinte:

Secar e raspar

Deixe a cola secar até ficar transparente, e depois use uma escova de cerdas duras ou uma espátula para raspar a cola do tecido. Não vai tirar tudo, mas vai tirar o excesso.

Molho

Depois, coloque a peça de roupa de molho em água fria de um dia para o outro. Como essas colas são à base de água, elas vão amolecer.

Detergente de roupa

O terceiro passo é retirar a peça do molho, dar uma leve torcida e então aplicar um pouco de detergente de roupa sobre a parte com cola. Massageie para a cola se soltar, então enxague.

Lavagem na máquina

Por fim, lave a peça na máquina, normalmente.

Como tirar cola de roupa: supercola

como tirar cola de roupa do tipo supercola
Crédito: Freepik

Já se o problema foi com uma cola mais resistente, que não é à base de água, o molho na água fria não vai resolver. Faça o seguinte:

Secar e raspar

O primeiro passo é o mesmo do anterior: deixe a cola secar e depois raspe com uma escova ou espátula, somente o quando conseguir remover sem danificar o tecido.

Acetona

Depois, se o tecido permitir, use acetona. Molhe um chumaço de algodão com acetona e vá passando na parte do tecido que está com cola. Esse processo pode levar algum tempo, pois a cola vai saindo por camadas, então vá fazendo com paciência.

Lavagem na máquina

O terceiro passo é colocar a peça de roupa para lavar na máquina, normalmente. Ao tirar da máquina, veja se a cola saiu por completo antes de deixar a roupa secar. Se for necessário, coloque-a para lavar de novo, usando um sabão tira-manchas.

Se o tecido for delicado e preferir não arriscar usar acetona, o melhor a fazer é levar a peça em uma lavanderia para lavar a seco.

Veja também: como tirar mancha de tapete

plantar maracujá em vaso

Como plantar maracujá em vaso

saída de banho de crochê modelos e passo a passo

Saída de banho de crochê: tutoriais + fotos para inspiração