em

Como tirar cheiro de queimado, de peixe e de fritura da cozinha

Depois de fazer a comida, sua cozinha fica com cheiro forte do que foi preparado? Veja como deixar o ambiente cheiroso de novo.

Fazer um prato com peixe ou alguma fritura pode ser muito gostoso, mas a parte negativa é o odor forte que esses pratos deixam na cozinha. Quando você esquece uma panela no fogo e queima um alimento então, a fumaça se espalha por toda a casa.

As donas de casa mais experientes têm os truques certos que funcionam bem para eliminar cada tipo de odor. Melhor ainda: com ingredientes e produtos que todo mundo tem em casa! Veja como usar.

Tirar cheiro de queimado

No momento em que você percebe que esqueceu um panela no fogo e a fumaça começa a se espalhar, a primeira coisa a fazer é desligar o fogo e abrir todas as janelas possíveis para a fumaça sair. Se tiver ventiladores, ligue-os para acelerar o processo.

Depois que o alimento queimado esfriar, jogue no lixo orgânico e tire este da cozinha. O próximo passo é limpar o ambiente, pois a fumaça fica impregnada nos azulejos e até mesmo nos utensílios. Pode ser um pano molhado com desinfetante mesmo.

Coloque para lavar as toalhas que tiverem ficado com cheiro de queimado, assim como capas de sofá e até cortinas, caso perceba que o cheiro ainda vem de algum lugar.

Neutralizar o cheiro

Para neutralizar o cheiro e não ficar aquela mistura de queimado com desinfetante, leve uma panela ao fogo com água e, quando ferver, acrescente um limão em rodelas. Desligue o fogo e deixe a panela aberta para que o aroma se espalhe pela cozinha. Para deixar o odor mais agradável, pode acrescentar alguns cravos.

A cebola também é uma boa aliada, pois ela ajuda a absorver a fumaça queimada. Coloque na cozinha um pote com água e rodelas de cebola. Se o cheiro estiver em outros cômodos, coloque neles também.

No mesmo esquema da cebola, você pode espalhar potinhos com vinagre aquecido em um pouco de água ou potinhos de bicarbonato de sódio com água.

Tirar cheiro de peixe

Seja depois de cozinhar, assar ou fritar o peixe, o cheiro é forte o suficiente para ficar na cozinha toda. Se o sabor é uma delícia, não podemos dizer o mesmo do odor.

Um dos truques é prevenir o cheiro, colocando os filés de peixe submersos em leite por meia hora antes do preparo. Se a sua receita permitir fazer isso, o odor não irá se espalhar pela cozinha toda quando começar a cozinhar.

É recomendado que as janelas fiquem abertas durante todo o preparo do prato para o cheiro ir saindo aos poucos e não ficar acumulado no ambiente.

Logo que terminar de preparar a comida, coloque uma panela com água e vinagre no fogo, pois esse potente desinfetante natural vai absorver o odor de peixe. Você também pode usar o vinagre para passar nas superfícies, piso e louças. Deixe secar naturalmente, sem remover.

Limão

Assim como na dica para eliminar o cheiro de queimado, aqui o limão também vai funcionar. Depois de preparar a refeição e lavar tudo, esfregue limão na bancada, talheres, tábua que usou para cortar o peixe e tudo mais que estiver cheirando mal. Depois é só enxaguar.

Outra dica para que o cheirinho cítrico tome conta do ambiente é ferver cascas de limão e laranja junto com alguns cravos ou alecrim. Deixe fervendo por uns 20 minutos para espalhar bem o cheiro.

Veja também como usar o limão para limpar micro-ondas:

Tirar cheiro de fritura

Nem precisa ser a fritura do peixe: um simples ovo, bolinhos ou batatas fritas já deixam aquele cheiro de gordura velha na cozinha.

Ao invés de usar desinfetante com cheiro, que provavelmente vai misturar os odores, use os produtos naturais, como os que já listamos anteriormente: vinagre e limão. Faça uma misturinha destes ingredientes com um pouco de água e passe por tudo: bancadas, louças e azulejos.

Outra dica que ajuda a reduzir o cheiro de fritura enquanto prepara os alimentos é tampar a frigideira. Não vai eliminar o odor por completo, mas você passará menos trabalho depois.

Se você tiver álcool, ele também vai ajudar a neutralizar o cheiro de gordura, assim como o truque do bicarbonato em água quente.

Finalize com um odor agradável

Depois que você usou um ou mais dos truques sugeridos para deixar sua cozinha limpa e neutralizar o cheiro de queimado, peixe ou fritura, finalize deixando um cheirinho delicioso de bolo fresco, mas sem precisar fazer o bolo.

A dica é levar ao forno uma assadeira com papel alumínio, um pouco de manteiga e polvilhe canela e açúcar. Se quiser pode colocar uns cravinhos na manteiga. Quando o cheirinho começar a exalar, desligue o forno, mas deixe a assadeira lá dentro para manter o cheiro no ambiente por mais tempo, até esfriar.

Se preferir um cheirinho de limpeza, a dica é colocar aromatizadores de óleos essenciais de lavanda, hortelã ou alecrim. Se não tiver aqueles palitinhos que ficam dentro do vidro com o líquido, misture umas gotinhas de óleo essencial da sua preferência com água, coloque em um borrifador e passe pelo ambiente.

Para remover todos os odores, seus grandes aliados são:

  • Vinagre;
  • Limão;
  • Casca de limão e laranja;
  • Cravo e canela;
  • Cebola cortada;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Álcool;
  • Óleos essenciais.

Dica para deixar as panelas brilhando

Uma cozinha limpa e cheirosa combina com panelas brilhosas, concorda? Então você vai gostar de saber que pode fazer sua própria pasta brilho para passar no inox e no alumínio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

lavar à mão ou na máquina

Erros e acertos na hora de lavar roupas e acessórios

3 maneiras de tirar o gosto de queimado do arroz