em

AmeiAmei FofoFofo TristeTriste

Passo a passo para tingir jeans em casa

Quer deixar um jeans desbotado como novo? Tingir a peça em casa é mais simples do que você imagina, só precisa seguir o passo a passo.

O seu jeans favorito está tão desbotado que você não quer mais usar? É uma pena se desfazer de uma peça confortável só por causa disso. Pode ser também que você tenha uma peça manchada ou tenha se cansado da calça jeans bege ou do shorts azul. Que tal deixar tudo com cara de novo?!

Vamos te mostrar como fazer o processo de tingimento de jeans em casa. Você pode fazer com calça, shorts, camisa, tudo o que for jeans. As cores para tingimento desse tipo de tecido disponíveis no mercado são preto, azul e verde. Escolha sua favorita e veja o passo a passo:

Materiais necessários:

  • Peça jeans 100% algodão;
  • Corante para jeans;
  • Fixador de corante para jeans ou sal;
  • Água;
  • Panela grande;
  • Colher de pau.

Modo de fazer:

1. Antes de tudo você deve pesar o seu jeans seco em uma balança. Pode ser dessas de cozinha. É necessário saber o peso para saber a quantidade de corante que vai precisar. Normalmente um potinho individual de corante serve para um jeans de 300 gramas.

2. Se a peça de jeans que você quer tingir estiver suja, é recomendável lavar normalmente primeiro para que a sujeira não atrapalhe o tingimento. Nesse caso, nem precisa esperar a peça secar, pois ela precisará estar úmida para o processo. Se a peça estiver limpa, umedeça em água e mantenha esticada depois.

3. Escolha uma panela bem grande e que não vai mais ser usada para fazer comida. Encha ela de água o suficiente para cobrir a peça jeans. Leve para ferver.

4. Quando a água da panela ferver, coloque um pouco de água em outro recipiente e dissolva todo o corante. Quando estiver bem dissolvido, misture à água fervente. Em seguida, coloque o jeans úmido e esticado (não torcido nem amassado) e mexa lentamente com a colher de pau.

5. Deixe o jeans fervendo na água por meia hora e vá mexendo a cada 5 minutos, mas cuidando para não amarrotar a peça. Ela deve ficar o mais solta possível para que o corante tinja de maneira uniforme.

6. Passada a meia hora, desligue o fogo e derrame toda a água na pia, cuidando para não se queimar. Depois vá jogando água fria para esfriar o jeans, e quando estiver frio o suficiente para manusear, continue enxaguando com água fria até sair todo o excesso de tinta e a água ficar transparente.

7. Depois, coloque o jeans de volta na panela ou em um balde ou bacia, cubra com água fria e misture o fixador ou 2 a 3 colheres de sopa de sal, que também serve para fixar a tinta.

8. Deixe por mais meia hora, enxágue e torça. Se quiser pode centrifugar na máquina.

9. Por fim, coloque seu jeans tingido para secar à sombra e está pronto.

Dicas importantes:

  • Para garantir que o corante não vai manchar nada em volta, use luvas, avental e proteja o ambiente com jornais.
  • Não coloque o jeans para secar ao Sol porque ele vai endurecer.
  • Nas primeiras lavagens, procure não misturar a peça com outras cores para não correr o risco de manchá-las.

DICA PARA DESCOLORIR JEANS

Se quiser tingir uma peça vermelha de azul, por exemplo, e tem receio de que a cor não vai pegar tão bem, pode descolorir a peça antes de tingir. Essa técnica também pode ser feita somente para deixar o jeans com efeito descolorido, sem tingir depois. Veja como fazer esse processo no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

hérnia de disco tratamento

O que é a hérnia de disco e como tratá-la

Biscoito frito

Receita fácil de rosquinha frita