como temperar fígado
Crédito: Freepik
em

Como temperar fígado e outras dicas para fazer

O fígado é um tipo de carne bem forte, o que faz muita gente deixar de comer. Mas com essas dicas você vai gostar de provar

Publicidade

Há quem goste de bife de fígado, há quem não o suporte. Entre as críticas mais comuns ao prato, o cheiro e o sabor forte é uma das mais recorrentes. Porém, o consumo de fígado traz diversos benefícios para a saúde. Por isso, se conseguir vencer a barreira do cheiro e integrá-lo à sua dieta, o seu organismo, com certeza, vai agradecer. Aprenda a como temperar fígado para ficar bem saboroso e veja outras dicas de preparo.

Veja também: receitas de fígado acebolado

Publicidade

Receitas de tempero para cozinhar fígado

Basicamente, você pode temperar os bifes de fígado com os mesmos temperos que utiliza para temperar qualquer bife. Mas a dica é usar temperos mais intensos caso queira deixar o sabor do fígado mais suave, e também usar as dicas do último tópico.

Tempero básico

Não é necessário ter ingredientes diferentes para deixar o seu bife mais gostoso. Desde que tenha algum tempero, vai ficar bom, como nessa receita do Tudo Gostoso.

Publicidade

Ingredientes

Fígado fatiado: 500 gramas;
Pimenta-do-reino: ½ colher (chá);
Alho: a gosto;
Sal: a gosto;
Cebola grande: 1 unidade;
Óleo: ¼ de xícara.

Modo de preparo

Publicidade
  1. Corte o fígado já fatiado e lavado em tiras, coloque em uma panela onde vai temperar.
  2. Coloque o sal a gosto, a pimenta-do-reino e por último o alho, mexa bem até que todas as tiras do fígado tenham pego o tempero, deixe na geladeira por 15 minutos.
  3. Retire da geladeira e é só colocar o óleo na frigideira, deixar esquentar e coloque todas as tirinhas dentro para fritar.
  4. Quando estiver quase frito o fígado ponha a cebola fatiada para fritar junto.

Com tempero pronto

Quer passar o mínimo trabalho possível para temperar seus bifes? Então faça essa receita do Tudo Receitas:

temperar fígado com sazon
Crédito: Tudo Receitas

Ingredientes

Fígado em bifes: 500 gramas;
Alho amassado: 2 dentes;
Leite: 240 ml;
Tempero Sazón: 1 sachê;
Cebolas fatiadas: 2 unidades;
Sal: a gosto;
Óleo: 2 colheres (sopa).

Publicidade

Modo de preparo

  1. Tempere os bifes de fígado com os alhos, o tempero Sazón e o sal. Coloque num refratário e junte o leite até cobrir – poderá ser necessário colocar mais leite, porque os bifes devem ficar imersos. Deixe por 1-2 horas na geladeira para conseguir uma carne saborosa e macia.
  2. Após o tempo indicado, retire os bifes do leite e seque com papel absorvente.
  3. Leve ao fogo alto uma frigideira com o óleo e, quando estiver bem quente, frite os bifes de fígado somente por 1-2 minutos de cada lado – eles terminarão de cozinhar junto com a cebola. Retire para um prato e baixe o fogo para médio.
  4. Coloque as cebolas fatiadas na frigideira onde fritou os bifes. Refogue a cebola, mexendo de vez em quando, até ficar macia e começar a dourar.
  5. Depois volte com os bifes à frigideira e refogue junto por mais 1-2 minutos ou até a carne ficar no ponto ao seu gosto.

Fígado ao molho de vinho branco

Essa dica é para fazer os bifes de um jeito diferente, picados em cubos e com um molho mais suculento para colocar por cima de arroz, batatas ou uma polenta, por exemplo. A receita é do Mel e Pimenta.

temperar fígado ao vinho branco
Crédito: Mel e Pimenta

Ingredientes

Publicidade

Fígado: 500 gramas;
Vinho branco: 1 xícara;
Vinagre branco ou limão: 1 colher (sopa);
Cebola grande picada: 1 unidade;
Tomate médio picado e sem sementes: 1 unidade;
Salsinha picada: a gosto;
Alho picado: 3 dentes;
Azeite, pimenta e sal: a gosto.

Modo de preparo

  1. Corte o fígado em cubos de 2 cm e coloque em uma travessa.
  2. Tempere com o vinagre, o alho picado, sal e pimenta, e misture. Coloque na geladeira e deixe descansando por uma hora.
  3. Em uma panela coloque um generoso fio de azeite de oliva e a cebola, leve a panela ao fogo e refogue até a cebola ficar transparente.
  4. Adicione o tomate e a salsinha e continue refogando por mais um minuto.
  5. Acrescente o fígado e, se tiver líquidos na travessa, refogue até que secar todos os líquidos do cozimento. O fígado deve começar a grudar levemente, isso gera o processo de caramelização e gera sabor ao prato.
  6. Nesse momento adicione a xícara de vinho branco, mexa para misturar e deixe cozinhando em fogo baixo e com a panela destampada até reduzir os líquidos.
  7. Ajuste o sal, finalize com pimenta e sirva.

Outras dicas para fazer fígado

Depois de aprender como temperar fígado com sabores que combinam com essa carne, confira mais algumas dicas para o preparo.

Publicidade

Faça os bifes bem finos

Compre fígado o mais fino possível, pois será mais fácil e rápido o seu preparo. Para conseguir espessura ao seu gosto, o melhor será comprar e pedir para tirar bifes bem finos no açougue, ou fazer em casa se tiver uma boa faca afiada.

Nunca molhe em água

Não deixe seu fígado marinar em água para ficar mais macio. Deixe ele marinar em leite frio durante meia hora.

Frite 30 minutos antes de ir para mesa

Meia hora antes de servir, tempere e frite o bife em gordura bem quente. Pode ainda optar por deixar o fígado por 15 minutos em suco de laranja, antes de temperar e fritar. O bife fica mais úmido e com menos acidez.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
fígado acebolado

Como fazer iscas de fígado acebolado

como fazer bife de fígado em casa

Como fazer bife de fígado: receitas simples, fáceis e deliciosas