como ser mais elegante
Crédito: Freepik
em

Como ser uma mulher mais elegante na vida

Ser uma mulher elegante não significa ser mais feminina, pois há virtudes mais importantes que, inclusive, servem para homens e mulheres.

Publicidade

A elegância não é apenas sobre a forma de se vestir ou ter dinheiro para ter coisas novas e se cuidar como gostaria. A elegância está na forma de se portar com as pessoas, prezando sempre pelo respeito, pela discrição e pela empatia.

No dicionário, a elegância significa ter um gosto delicado no trajar, no falar, no adorno da casa, etc. É ter graça, delicadeza e distinção aliada à simplicidade e clareza.

Uma pessoa elegante é alguém agradável de conviver, que faz as pessoas se sentirem bem com a sua presença, ainda que não sejam íntimos. Será que você já é uma pessoa elegante? Veja essas dicas para observar o seu comportamento e decidir se acha interessante adotá-las no seu modo ser a partir de agora.

Publicidade

Elegância ao se vestir

Tudo bem que a elegância não é apenas sobre o modo de se vestir, mas, também tem a ver com os trajes que você escolhe no seu dia a dia, para qualquer ocasião. E lembre-se que você não precisa ser rica para se vestir bem. Basta ter bom gosto e capricho com suas coisas. Veja algumas dicas de como se vestir de forma a aparentar elegância:

Usar roupas confortáveis

Roupas “de sair” podem e devem ser confortáveis. De nada adianta colocar o seu melhor vestido, se ele não serve bem no seu corpo, fica muito largo ou muito apertado, fica pinicando, escorregando no ombro ou torto na sua silhueta. A mulher elegante é aquela que está visivelmente à vontade e confortável com o que está vestindo.

Roupas “com cara” de alta qualidade

Mesmo que você não possa gastar muito em uma peça de roupa, é possível encontrar peças que “tenham cara” de custarem mais. Isso quer dizer peças bem feitas, com corte bonito, estrutura, bom tecido e bons acabamentos.

Publicidade

Roupas bem cuidadas

Você pode não ter condições financeiras de ficar comprando roupa nova todo mês. Mas, certamente tem condições de cuidar bem das roupas que tem. A elegância na forma de se vestir será refletida no cuidado que você tem com as suas roupas, evitando lavar, secar e guardar de qualquer jeito, não usando peças esgarçadas, manchadas ou amassadas.

Calçados limpos

A mesma dica das roupas bem cuidadas vale para os sapatos. Seu visual vai ficar muito mais elegante se você tiver o cuidado de usar seus calçados sempre limpinhos e sem partes estragadas, com aquela cara de que acabaram de sair da loja (ou quase isso). Mantenha seus sapatos limpos e cheirosos para ter um look elegante completo, e tenha cuidado ao usá-los, evitando causar rasgos, descolamentos e outros estragos.

Acessórios de bom gosto

Claro que seria ótimo poder comprar apenas joias verdadeiras, de ouro, prata e pedras preciosas. Mas, mesmo comprando semijoias ou bijuterias, é possível escolher peças bonitas, bem feitas e elegantes. Na dúvida, a dica é optar por peças minimalistas, pois como diz o ditado, menos é mais.

Publicidade

Elegância ao se comportar

A forma como você se comporta com as pessoas é a imagem que você vai transmitir sobre a sua personalidade e o seu caráter. Muitas vezes, uma coisa não condiz com a outra só porque você não faz uma autoavaliação de como se comporta diante dos outros. Veja alguns exemplos legais para seguir, se você quiser:

Estar sempre aprendendo coisas novas

Você não precisa ter terminado o segundo grau na escola, ter entrado em uma faculdade ou ter feito um mestrado para ser alguém inteligente e interessante. Basta estar aberta a aprender coisas novas e úteis, todos os dias.

Para isso, busque conhecimento em fontes que tenham informação de valor para você desenvolver sua sabedoria, sua habilidade de conversar sobre vários assuntos, argumentar e dar uma opinião com propriedade, sem falar bobagens da boca pra fora.

Publicidade

Respeito e gentileza

Não há um exemplo mais elegante de se comportar do que demonstrar respeito e gentileza pelas pessoas (e por si mesma). Como é bom estar na companhia de uma pessoa que nos respeita, não interrompe a nossa fala, olha nos olhos, não tem medo de dar um elogio sincero, de sorrir. Uma pessoa que mantém um tom de voz tranquilo e não dá opinião na nossa vida sem que a gente tenha pedido. Se quiser ser mais elegante, lembre-se disso.

Ser humilde

A humildade é uma virtude muito poderosa e soma muitos pontos na sua postura elegante diante da vida. Mas, atenção: ser humilde não significa se rebaixar, se desvalorizar, achar que você sempre está errada.

Ser humilde é ter a consciência de que você não é melhor nem pior do que ninguém; que você erra, tem defeitos e limitações, e justamente por isso, sabe respeitar as diferenças e particularidades de cada pessoa. Uma mulher elegante não “se acha”. Ela chama a atenção sem esforço, pois é uma mulher de presença positiva.

Publicidade
Artrose em cães e gatos

Artrose em cães e gatos: conheça os sintomas e tratamentos

Como limpar refratário queimado

Como limpar refratário queimado: As 2 melhores dicas caseiras