como plantar kiwi
Crédito: Pixabay
em

Como plantar kiwi passo a passo: da muda à colheita

Tenha essa deliciosa fruta no seu quintal para fazer todos os tipos de sobremesas e bebidas

O kiwi é uma fruta bem suculenta, ácida e doce ao mesmo tempo, ótima para o preparo de sucos, drinques e sobremesas diversas. Seu nome científico é Actinidia deliciosa e sua origem é chinesa. É uma ótima fonte de cálcio, vitaminas A e C, potássio, ferro e magnésio. Em resumo, só há bons motivos para você aprender como plantar kiwi na sua casa e colher muitos frutos orgânicos, livres de agrotóxicos, para incluir em um plano alimentar saudável e gostoso. Aprenda  o passo a passo.

Veja também: como plantar tomate-cereja em vaso

Como plantar kiwi em casa passo a passo

como plantar kiwi passos
Crédito: Freepik

Os cuidados com o plantio do kiwi são importantes, pois é uma fruta importada, então precisa de condições especiais para um cultivo e colheita satisfatórios. Veja o que precisa ter em atenção:

Escolha a variedade

Para ter frutos de kiwi você precisa de um macho e uma fêmea. Entre as variedades fêmeas estão Monty, Bruno, Abbott e Hayward. As machos são Matua, Tomuri e MPV. Depois de escolher uma de cada, elas serão polinizadas por abelhas para que seja possível dar frutos.

O jeito mais prático e rápido de como plantar kiwi macho e fêmea é indo a um viveiro e comprando duas mudas. Se quiser, também pode escolher as sementes de um kiwi que tem em casa, secá-las e semeá-las, mas para isso vai levar bem mais tempo, vai dar mais trabalho e será mais complicado saber qual é macho e qual é fêmea.

Terra boa

O solo ideal para o kiwi deve ser ligeiramente ácido. Prepare uma boa terra orgânica com composto bem curtido, farinha de osso, borra de café e farinha de casca de ovo, tudo bem natural. A média de quantidade para plantar em um vaso de 20 litros de terra é de 1 xícara de composto e 1 colher de sopa de cada um dos adubos. Depois de adubar a terra, misture também um pouco de areia para deixar a terra mais leve.

Clima ideal e onde plantar o kiwi

Embora seja bastante resistente às variações de temperatura, essa fruta gosta de uma temperatura amena, subtropical. Faça o plantio em um local com sombra, com ventos suaves e sem sol direto. É preciso proteger as mudas do vento forte, pois ele derruba as flores e compromete a frutificação.

Lembre-se também que o kiwi forma parreiras, como a uva. Então, conforme ele for crescendo, tenha nas laterais suportes onde ele possa se grudar, como muros, telhados ou árvores. O ideal mesmo é construir um pérgola de madeira, como um parreiral de uvas.

Como fazer a irrigação

Pode regar a sua planta toda semana ou até mais frequência quando o clima esquentar e ficar mais seco. Essa planta gosta de água. Tanto que, para um vaso de 20 litros, pode colocar 10 litros de água a cada rega. É bastante mesmo.

Colheita

Somente depois de 4 anos de cultivo é que você irá colher seus kiwis, então seja paciente. A colheita ocorre em abril e maio. É possível colher antes de estarem maduros. Eles resistem até 8 semanas bem armazenados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como deixar a boca vermelha

Como deixar a boca vermelha de forma natural

desmaia cabelo caseiro

Receitas de desmaia cabelo caseiro: veja como fazer