Como otimizar espaço em casa
Crédito: Freepik
em

Como otimizar espaço em casa: Dicas simples pra fazer já!

Não sabe por onde começar a organizar a casa e ganhar mais espaço e conforto? Veja essas dicas para começar hoje mesmo!

Publicidade

Precisando abrir espaço pra ganhar mais conforto e funcionalidade em casa? Essas dicas de como otimizar espaço em casa, que você vai ver agora, são simples e podem ajudar conforme a sua necessidade.

Como otimizar espaço em casa?

Às vezes, otimizar espaço serve para ampliar um cômodo, fazendo caber outro móvel ou para as pessoas andarem sem aperto. Outras vezes é para colocar as coisas no lugar e conseguir um visual mais organizado. Cada dica tem uma finalidade, só precisa escolher a que melhor se encaixa no que você precisa.

Comece por fazer uma limpa

O primeiro passo para uma reorganização e otimização de espaço é conseguir visualizar a situação atual. Então tire umas horas para ver tudo o que você tem no ambiente a ser organizado, e separe o que pode ser doado, jogado no lixo ou armazenado em outro lugar. Fique só com o essencial.

A “limpa” inclui móveis

Quando falamos em fazer uma limpa nos objetos do ambiente, não quer dizer apenas os pertences pequenos. Será que todos os móveis que estão no seu ambiente, precisam mesmo estar aí? Tem espaço de sobra ou você só deixa como está porque tem valor sentimental?

Publicidade

Pense sobre isso e defina suas prioridades: é mais importante guardar um móvel legal pelo valor sentimental, ou é mais importante ganhar espaço e conforto nesse ambiente da casa? Se tiver um outro espaço da casa para colocar os móveis excessivos, é uma boa opção.

Cada coisa em seu lugar

Sim, no dia a dia a gente vai tirando as coisas do lugar e bagunçando. Mas, fica muito mais fácil colocar as coisas de volta no lugar, e manter a otimização, quando cada coisa tem um lugar para onde voltar.

Então, uma dica que ajuda muito nisso é ter caixas organizadoras. Podem ser de papelão, plástico ou acrílico. Ou pode ser um armário com algumas prateleiras mesmo. As caixas são boas porque podem ser empilhadas em um canto ou dentro de um armário, e ficam bem fechadas para impedir que insetos ou umidade entrem nos objetos.

Publicidade

Como otimizar espaço em casa usando as paredes

Essa é uma dica que muita gente já coloca em prática. Por outro lado, várias pessoas evitam só porque não querem furar as paredes. Mas, é uma dica bem interessante para otimizar espaços porque é uma coisa óbvia: não tem espaço para os lados, comece a subir.

Prateleiras, armários aéreos, nichos. Faça bom uso das suas paredes para ganhar espaço de armazenamento. Mas, lembre-se que os armários de parede não podem ser muito grandes, pois podem escurecer o ambiente, além de fazer o espaço parecer menor.

O móvel tem que ser proporcional ao tamanho do cômodo, sem atrapalhar a movimentação das pessoas, e harmonizando com a decoração.

Publicidade

Organizadores dentro dos armários

O que não faltam hoje em dia são opções de organizadores para armários de cozinha, quarto, banheiro e lavanderia. Esses organizadores permitem que você guarde o dobro de objetos em um espaço e são muito práticos.

Se quiser que o seu ambiente otimizado fique parecendo bem organizado e mais minimalista, com poucos objetos à mostra, use os organizadores dentro dos armários, e não à mostra nas paredes ou nas laterais dos móveis.

Veja também: Modelos de organizadores de cozinha para decorar com praticidade

Publicidade
crianças na rotina da família

Dicas e benefícios de incluir as crianças na rotina da família

Hábitos para desenvolver espiritualidade

Hábitos para desenvolver espiritualidade e ser mais feliz