como organizar ferramentas
Crédito: Pexels
em

3 Ideias para fazer panéis de ferramentas em casa

Ferramentas precisam estar sempre à mão, por isso, é fundamental ter um painel organizador. Veja como fazer o seu.

Quem trabalha com ferramentas em casa ou em uma oficina sabe como faz diferença ter um painel organizador para cada item. O trabalho exige que você tenha tudo à mão, e se não existe um espaço específico para cada coisa, o atraso se instala.

Pensando isso, elaboramos ideias de como fazer um painel de ferramentas que reúne design e funcionalidade para deixar seu serviço mais ágil e o ambiente mais bonito e organizado. Vamos lá?!

Como fazer um painel de ferramentas?

Os painéis de ferramentas precisam ser feitos com as ferramentas. O que significa que você as tem, então é capaz de montar o seu, pois sabe manuseá-las.

As ideias que verá a seguir são de painel de madeira, de Eucatex e de placa magnética. A escolha vai depender dos tipos de ferramentas que você tem e do trabalho que pretende investir para essa montagem.

1. Painel de madeira

como organizar ferramentas
Crédito: Lá de Casa

Grande parte dos painéis de ferramentas são feitos de tábuas e sarrafos. O procedimento é simples: basta fixar os sarrafos na parede e depois as placas sobre eles.

Mas antes disso, quando comprar as madeiras, posicione as placas em uma bancada na posição em que vai querer montar o painel para conferir se estão todas alinhadas.

Além de proporcionar melhor design ao painel, alinhar as emendas das placas é importante para poder alinhar os sarrafos de fixação que vão ficar por trás.

Esse painel será montado na parede, então esse detalhe faz diferença. Só não precisará montar o painel direto na parede se ele for muito pequeno. O tamanho é muito variável, conforme a quantidade de ferramentas que você tem.

Para montar, tire a medida da parede para determinar qual será a altura do painel e a distância entre cada sarrafo. Depois fure a parede e parafuse os sarrafos.

Para prender as placas de madeira você vai usar prego e martelo ou, se tiver, um pinador pneumático que deixa o serviço muito mais rápido.

Então, depois de o painel montado, você fixa os pregos que servirão de apoio para as ferramentas e pronto. Se quiser pode passar uma demão de verniz para dar um acabamento.

A dica importante é comprar madeira seca para prevenir o aparecimento de bolor e apodrecimento.

2. Painel de Eucatex

como organizar ferramentas
Crédito: Além da Rua Atelier

A próxima ideia mais usada é o painel de Eucatex perfurado. Estes paneis costumam ser grandes, então é preciso medir na parede onde deseja fixá-lo e cortar com a serra tico-tico. Depois, para dar um acabamento mais bonito, pode pintar da cor que quiser.

Aí sim é só fixá-lo na parede e encaixar ganchos nos furinhos para pendurar as ferramentas e outros potinhos plásticos para objetos menores.

Como a placa é comprida, corre o risco de ficar bamba, então para firmá-la melhor e deixar um espaço atrás para os ganchos não ficarem muito perto da parede, uma boa ideia é colar taquinhos de sarrafo na parede onde ficarão os cantos e o meio do Eucatex.

Logo abaixo do painel é interessante que tenha uma bancada para quando precisar deixar materiais sem que se percam pelo ambiente. Essa bancada de madeira com nichos para outros objetos pequenos ou muito grandes que colocariam muito peso no painel.

3. Suporte magnético

como organizar ferramentas
Crédito: Vai com Tudo

Os suportes magnéticos podem ser comparados em lojas de material de construção, em diferentes tamanhos. Eles vão manter alicate, chaves, lixas, brocas e outras ferramentas mais leves sempre à mão.

Eles podem ser fixados com parafusadeira ou cola adesiva própria para esse tipo de material. Tome cuidado de usar uma cola bem resistente para que as ferramentas não provoquem um acidente.

Como organizar as ferramentas no painel?

Na verdade essa etapa depende do gosto de cada um, conforme costuma utilizar as ferramentas. Mas principalmente quando há mais pessoas trabalhando no mesmo ambiente, o melhor é que a organização siga uma lógica de utilidade.

Grupos de martelos, grupos de chaves, grupos de alicates, espátulas, pincéis, trenas e assim por diante.

Também é interessante ter caixinhas com os pregos, buchas e parafusos separados por tamanhos, sempre perto dos martelos e da furadeira.

Uma ideia bem econômica para guardar os materiais menores e fios, que não podem ser pendurados, é comprar organizadores móveis, que são estruturas plásticas com gaveteiros e rodinhas, muito práticos para movimentar pelo seu espaço de trabalho.

Dica: Tenha sempre uma caixa de ferramentas

Embora um painel de ferramentas seja muito útil em uma oficina, quando você precisa transportar os itens, nada melhor do que uma caixa de ferramentas.

Esse utensílio também é uma boa ideia para quem mora em apartamento e não necessariamente trabalha com as ferramentas, mas sabe a importância de ter o mínimo para qualquer conserto simples que precise fazer em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
como fazer cerveja artesanal

Como fazer cerveja artesanal: comece sua produção em casa

teste o que seus olhos falam sobre sua personalidade

Teste: o que seus olhos falam sobre sua personalidade