como limpar vaso sanitário encardido
Crédito: Freepik
em

Como limpar vaso sanitário encardido com produtos e receitas caseiras

O tipo de limpeza para fazer no eu vaso sanitário vai depender da quantidade de sujeira a ser removida. Veja essas receitas

Quando você se muda para uma outra casa, mais antiga, é bem comum encontrar um vaso sanitário encardido ou manchado, parecendo que há anos não recebe uma boa limpeza. Bem, não se desespere, pois não vai ser preciso comprar um vaso novo. Veja algumas dicas de como limpar vaso sanitário encardido e comece a sua faxina da transformação.

Veja também: como limpar azulejo de cozinha

Como fazer limpeza de vaso encardido e manchado

Antes de colocar qualquer uma dessas receitas em prática, lembre-se que precisa ter luvas de borracha em mãos. Os produtos de limpeza podem causar alergias, além do que, você não sabe a quantidade e variedade de bactérias e fungos que podem estar encrustados no interior do vaso. Então, compre luvas daquelas mais grossas e com a manga mais longa.

Como limpar vaso sanitário encardido com bicarbonato e vinagre

Essa é uma receita caseira que vai ajudar a remover a sujeira grudada no vaso, vai limpar, desinfetar, neutralizar o odor e clarear a louça. Faça essa limpeza da seguinte forma:

  1. Despeje 1 xícara de vinagre dentro do vaso sanitário.
  2. Use a escova de vaso para esfregar o vinagre por todo o interior da louça. Deixe agir por 1 minuto.
  3. Em seguida, despeje no vaso 1 xícara de bicarbonato de sódio e mais 1 ou 2 xícaras de vinagre. Vai criar uma mistura efervescente.
  4. Baixe a tampa do vaso e deixe a mistura agir por 5 minutos.
  5. Esfregue bem o vaso por dentro, puxe a descarga e está pronto o serviço.

Com bórax e vinagre

Se quiser uma mistura um pouco mais potente, no lugar do bicarbonato de sódio você pode usar o bórax. Tenha cuidado, pois é um produto químico mais forte. Mantenha longe das crianças e, se preciso, além das luvas use também máscara e óculos de proteção. Veja como fazer:

  1. Coloque 1 xícara de vinagre dentro do vaso sanitário, baixe a tampa e deixe agir por 20 minutos.
  2. Depois, esfregue bem com a escova de vaso e coloque 4 colheres de sopa de bórax em pó. Deixe por mais 15 minutos agindo.
  3. Por fim, despeje 1 litro de água quente (não precisa ser acabada de ferver, mas quente), e finalize a limpeza se ainda restar sujeira.

Misturinha caseira para limpeza de vaso encardido

Outra dica para fazer em casa usando ingredientes simples, que é mais potente do que a primeira, e para quem não tiver o bórax, é esta:

Ingredientes

  • Bicarbonato de sódio: 3 colheres de sopa cheias;
  • Vinagre: 1 colher de sopa;
  • Álcool de cozinha: 2 colheres de sopa;
  • Água oxigenada cremosa em volume 10: 1 colher de sopa cheia.

Para essa limpeza é interessante você fazer um procedimento um pouco diferente, que é removendo a água do vaso primeiro para esfregar direto na sujeira. Confira o passo a passo no vídeo:

Usar pedra-pomes para dar acabamento à limpeza das manchas

Depois de usar uma das receitas anteriores de como limpar vaso sanitário encardido, pode ser que ainda sobrem algumas manchas dentro ou em volta do seu vaso. Então, a dica é comprar uma pedra-pomes, que vai servir só para essa limpeza do seu vaso.

A pedra deve ser umedecida e então, usando as luvas, você irá esfregá-la nas partes do vaso que ainda apresentam manchas. Depois é só enxaguar. A pedra sempre deve estar úmida, ou poderá arranhar a louça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Como fazer conserva de alho e vinagre de maçã para imunidade

Como fazer conserva de alho e vinagre de maçã para imunidade

abobrinha refogada

8 Receitas de abobrinha refogada para o almoço e jantar