como limpar o ouvido
Crédito: Freepik
em

Como limpar o ouvido corretamente com 5 dicas seguras

Nunca tente limpar o ouvido com algum objeto pontiagudo, pois pode machucar e causar infecção

Muitas pessoas pensam que sabem como limpar o ouvido, mas fazem do jeito errado com risco de prejudicar a audição ou causar alguma infecção. O ouvido produz cera como uma forma de proteção, mas quando essa cera fica acumulada em excesso pode deixar aquela sensação de que o ouvido está tapado e os sons estão distantes. É por isso que a limpeza correta do ouvido se faz necessária.

Veja também: sintomas, causas e tratamento para infecção de ouvido

Como tirar a cera do ouvido

dicas de como limpar o ouvido sem machucar
Crédito: Freepik

Os jeitos errados e perigosos são com cotonete, palito de madeira, tampa de caneta e outros objetos pontiagudos. De fato, ao colocá-los um pouquinho dentro do ouvido, eles são reconfortantes porque ajudam a coçar a região. Mas, ao mesmo tempo, podem empurrar a cera para dentro ou até machucar o tímpano, causando sérios danos. Então, veja quais são os jeitos certos.

1. Cotonete só na parte de fora

As hastes com algodão nas pontas, popularmente chamadas de cotonetes, são um eficiente método, mas apenas na parte de fora. A ideia desse utensílio é remover a sujeira superficial que fica no ouvido externo, que é toda a parte visível da orelha. Nunca introduza-o na parte interna do canal auditivo.

2. Toalha de banho

Quando for se secar depois do banho, passe uma pontinha da toalha também no ouvido, apoiada sobre o dedo. Passe apenas até aonde a toalha alcançar, sem forçá-la mais para dentro. Se fizer isso toda vez que tomar banho, a sujeira não irá acumular e o ouvido estará sempre limpinho.

3. Disco de algodão úmido

Além do cotonete também é possível umedecer um disco de algodão e limpar a parte de fora da orelha e o comecinho do canal auditivo, apenas a parte que você consegue ver. Não molhe demais o algodão para que não vá água para dentro do ouvido. Apenas umedeça e limpe com ele apoiado no seu dedo indicador.

4. Pingar óleo

Precisa ter muito cuidado com essa dica, pois nunca é recomendado aplicar qualquer líquido dentro do ouvido sem orientação do médico. Essa dica é para quando há muita cera acumulada no ouvido, então basta pingar duas gotinhas de óleo essencial de amêndoas ou óleo de bebê para que ele amoleça a cera e facilite sua remoção. Depois de pingar o óleo, pode usar uma seringa (sem agulha) para pingar um pouco de soro fisiológico. Feito isso, a cabeça deve ser virada de lado para que todo o líquido saia.

5. Como limpar o ouvido com Cerumin

Existe nas farmácias um produto chamado Cerumin que serve exatamente para limpar o ouvido do excesso de cera. Não precisa de receita para comprar. Ele tem compostos que são fungicidas, desinfetantes e amolecedores de cera. Mesmo podendo ser comprado sem receita, deve ser usado apenas com prescrição médica, já que não é recomendado em casos de infecção de ouvido ou perfuração do tímpano.

Para usar esse produto deve-se aplicar 5 gotas no ouvido e tapá-lo com um pedacinho de algodão umedecido com o mesmo produto. O ouvido deve ficar para cima e a pessoa deve estar deitada por 5 minutos enquanto faz efeito. Pode ser aplicado até 3 vezes ao dia pelo tempo recomendado pelo médico.

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

remédio para alcoolismo

Remédio para alcoolismo existe? Essa doença tem cura, veja como

alongamento para a lombar

Como fazer exercícios de alongamento para a lombar