em

Como limpar lustre sem segredo

Será que você usa os produtos adequados para manter seus lustres e luminárias como novos?
como limpar lustre
Designed by Freepik

Os suportes que usamos para proteger as lâmpadas e complementar o design dos ambientes possuem diferentes nomes, conforme o tipo iluminação que você tem em casa.

Pode ser lustre, pendente, luminária, abajur ou arandela. Eles trazem beleza e acabamento ao ambiente, desde que você não deixe formar uma camada grossa de poeira por cima.

Pensando nisso, separamos dicas de como limpar lustre e luminárias para continuarem com a aparência de novos, iluminando o ambiente com a claridade adequada e cumprindo seu papel estético.

Como limpar lustre passo a passo

A limpeza do objeto em si é simples, basta você usar o produto recomendado para cada material ou simplesmente água com sabão.

O que você precisa se atentar é aos cuidados que deve ter quando for remover os objetos do lugar ou se precisa subir em escada para limpar. Primeiro, organize tudo o que vai precisar. Veja como deve fazer:

Passo 1: Corte a energia

O primeiro passo para a limpeza de objetos que estão em contato com a corrente elétrica é sempre tirar da tomada. Se não houver tomada, desligue o disjuntor. É muito perigoso mexer com energia, ainda mais se for lidar com água.

Passo 2: Deixe as lâmpadas esfriarem

Se precisar remover as lâmpadas para uma limpeza mais detalhada, apague as luzes e aguarde alguns minutos para que as lâmpadas esfriem.

Passo 3: Proteção

No caso dos lustres que não podem ser removidos para limpeza, pegue folhas de papel toalha e preencha os bocais das lâmpadas para que nenhum produto ou água entre em contato.

Passo 4: Preparação

Se for uma luminária pequena, fácil de remover, tire-a de onde estiver instalada para fazer uma limpeza mais de perto, em detalhes. Se for um lustre, que vai permanecer pendurado durante a limpeza, coloque um pano grande no chão para conter a sujeira.

Passo 5: Remova a poeira grossa

Se o seu lustre ou luminária estava precisando de uma faxina há tempo, primeiro pegue um pano limpo e seco ou um espanador e remova toda a sujeira grossa para não prejudicar a próxima etapa da limpeza.

Passo 6: Aplique o produto

Alguns tipos de materiais nem exigem produto especial, somente um pano limpo com água e detergente neutro.

Como limpar cada material?

Veja o que é recomendado para cada material:

Cristal

No caso dos lustres de cristal, aqueles com várias pedrinhas, você pode colocar um pouco de limpa-vidros em um borrifador e passar em cada cristal, polindo com algodão ou um pano bem macio. Precisa fazer um por vez para que o conjunto da obra tenha um bom resultado.

Se o lustre de cristal estiver em uma área úmida e apresente sinais de bolor, aplique água morna com vinagre em cada cristal e na estrutura para desinfetar.

Vidro

Os lustres e luminárias de vidro podem ser limpos apenas com pano úmido e um pouco de sabão neutro, depois uma camada só com água para não ficar embaçado. Deixe secar ao natural.

Acrílico

No caso do acrílico, muito cuidado para não arranhar, então use pano bem macio, água e sabão.

Metal

Para lustres e luminárias de metal o ideal é consultar na caixa do produto qual é a maneira recomendada para não desgastar o objeto. Na dúvida, apenas paninho seco para remover o pó.

Tecido

Em tecidos, como são muitas cúpulas de abajur, a dica é a mesma: paninho úmido com detergente neutro, bem pouco e passando com movimentos rápidos para não deixar o tecido muito molhado. Pode usar secador de cabelo depois para acelerar a secagem.

Madeira

Depois de tirar completamente o pó com um pano úmido quase seco, os lustres e luminárias de madeira podem receber uma camada de lustra móveis em uma flanela.

De quanto em quanto tempo devo limpar lustre?

Não existe um período certo para fazer a limpeza dos lustres e luminárias. Basta você observar quando começa a juntar poeira e passar um paninho para manter sempre limpo, sem deixar acumular. A limpeza completa pode ser feita todo mês, ou no caso dos lustres de cristal, a cada 6 meses.

Se estiver com tempo e quiser fazer um procedimento mais detalhado para limpar seu lustre de cristal, acompanhe o passo a passo no vídeo abaixo:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
sobremesas com morango
Sobremesas com Morango – 16 opções para fazer em casa
banana passa
Como fazer banana passa em casa?