em

Como limpar inox com 10 técnicas diferentes

Saiba como limpar os seus utensílios de maneira eficiente e prática para cada caso

limpar inox
Crédito: Freepik

Nem sempre o seu inox será facilmente limpo com água e detergente, pois existem alguns casos mais complicados que requerem métodos mais poderosos. Pensando nisso, foram separadas essas técnicas infalíveis para limpar inox em diversas situações que possam ocorrer com esse material.

10 Maneiras de limpar inox

como limpar inox
Crédito: Freepik

O inox é portador de uma distinta aparência cromada, o que faz dele um símbolo de modernidade e sofisticação na cozinha. Por conta disso, é muito importante que o seu inox esteja sempre limpo e novinho, pois ele transcende a utilidade e atinge um patamar de decoração.

Para mantê-lo mais limpo e realçar suas qualidades, é importante que você saiba as técnicas adequadas para limpar inox. Desse modo, aprenda essas maneiras práticas e eficazes para limpar esses componentes nas mais diversas situações.

1. Álcool com bicarbonato de sódio

Essa solução é ideal para sujeiras complicadas de se remover com detergente que apresentam um nível de dificuldade de limpeza moderado. Para isso, faça uma pasta com os dois componentes e utilize uma esponja para passar na superfície do inox. Por fim, enxague com água e passe um pano seco e macio em sua superfície.

2. Vinagre com bicarbonato e álcool

Essa pasta é útil para limpezas mais profundas relacionadas ao aço inox. O vinagre reage com o bicarbonato de sódio, devido à diferença entre o pH alcalino do bicarbonato e do pH ácido do vinagre. Assim, forma-se uma efervescência que se torna bastante eficaz para limpeza, ao estar acompanhada do álcool.

Para isso, você irá misturar todos os componentes em um recipiente apropriado e dilui-los com água morna. Por fim, enxague o inox e utilize um pano macio para secar.

3. Solução de vinagre

Essa solução é bastante eficaz e simples de ser feita. Para isso, basta que se misture quatro colheres de sopa de vinagre branco com água em um recipiente apropriado e coloque para ferver na panela de inox que você queira limpar.

Por fim, lave o inox com água e detergente e seque-o normalmente. O vinagre branco é excelente para desengordurar o inox, além de desinfetá-lo, por conta de suas propriedades antissépticas.

Veja também: como limpar panela de inox

4. Sabão neutro com vinagre

Sabe aquela peça de inox toda engordurada? Às vezes a gordura insiste em não sair, o que exige medidas mais elaboradas para a remoção da mesma. Nesse cenário, o uso de sabão neutro com vinagre aparece como protagonista para limpeza.

Coloque o vinagre sobre o local indicado e deixe de molho por 15 minutos. Por fim, mantenha o vinagre e adicione o sabão neutro, esfregando com uma esponja apropriada.

5. Limão

O limão também pode ser muito útil para a correta limpeza de matérias de inox. O seu uso é excelente para a remoção de placas de gordura e sujeira acumulada. Para aplica-lo, basta passar o suco de limão (sem açúcar, obviamente) em um pano macio e esfregar na peça. Depois, enxague e seque com um pano seco.

6. Vaselina

Sim, a vaselina pode ser uma poderosa ferramenta para deixar seu utensílio de inox limpo. Isso é explicado pelo fato de esse componente formar uma película protetora de cera que evita o surgimento de manchas de gordura em seu objeto.

Por exemplo, é comum que talheres de inox fique com manchas de dedos em sua extensão e a vaselina resolve esse problema. Em sua aplicação, utilize um pano macio e passe-a suavemente com esse pano no objeto de inox previamente limpo.

7. Azeite de oliva

Pode parecer exatamente o oposto, mas vale a pena experimentar o azeite de oliva para manter as panelas de inox mais limpas. Desse modo, basta borrifar o azeite em spray na panela antes de começar o processo de cocção.

Essa medida evitará que alimentos grudem em sua superfície e manterá a panela mais fácil de ser limpa após o cozimento.

8. Pasta de bicarbonato de sódio com limão

Essa pasta também explora o contraste entre o pH dos dois elementos, o que faz com que esses componentes assumam um papel de limpeza muito parecido com o de vinagre com bicarbonato de sódio. Para fazer essa pasta, adicione suco de limão e bicarbonato de sódio em um recipiente e misture até que fique na consistência de uma pasta rala.

9. Água quente com detergente

Deixar o material de inox na água quente é excelente para romper as moléculas que compõem a sujeira presente na peça. Isso se deve ao efeito da temperatura sobre o material encrostado, quebrando ligações químicas importantes através do calor. Já o detergente deve ser aplicado depois, com esponja e água corrente, para finalizar o processo da remoção de sujeira e gordura.

Esse processo é eficaz para a remoção de crostas, pois atua em nível molecular, ao explorar a temperatura. Além disso, o detergente também atua a nível molecular, devido ao fato de sua molécula ter ramificações polares e apolares. Essas ramificações variadas fazem com que esse produto atue na remoção de sujeiras dissolvidas por água e por dissolvidas em gordura.

Veja também: como fazer detergente caseiro

10. Água com bicarbonato de sódio

Como se pode ver, o bicarbonato de sódio é protagonista em se tratando de limpar inox. O seu uso com água é simples e eficiente, pois basta que se faça uma pasta com esses dois componentes e esfregue com uma esponja macia. Depois, finalize o processo com uma lavagem convencional com detergente e seque com um pano seco.

3 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

receitas de arroz doce com doce de leite

Receitas de arroz doce com doce de leite para fazer em casa

atividade física na terceira idade

Benefícios da atividade física na terceira idade