Como limpar impressora
Crédito: Freepik
em

Como limpar impressora por dentro e por fora passo a passo

Manter a sua impressora limpa é evitar problemas bem na hora de imprimir seus documentos

Publicidade

Ter uma impressora em casa facilita a vida de quem vive precisando imprimir documentos. Mas, para que esse utensílio permaneça útil por muito tempo, em pleno funcionamento, você precisa saber como limpar impressora por dentro e por fora. Veja o passo a passo:

Como limpar impressora passo a passo

Pode parecer complicado cuidar da sua impressora desse jeito, mas depois que você faz uma vez, fica muito fácil. Tomando esses cuidados você evita entupimentos e outros problemas, mantendo-a em bom funcionamento por muito tempo.

Verifique a opção de limpeza do sistema

Verifique a função “limpeza”, no próprio sistema da impressora. Esse mecanismo deve ser acionado antes de qualquer outra ação para limpar os componentes internos. A função “limpeza” serve para que a saída da tinta seja feita corretamente, de acordo com a programação do sistema.

Prepare-se para a limpeza interna

A limpeza interna precisa ser feita para prevenir pequenos problemas ou quando esses problemas já estiverem ocorrendo, como papel engasgando, mais de uma folha imprimindo a mesma página, barulhos incomuns, falhas, etc.

Publicidade

Comece limpando o local onde a impressora está instalada e forre a superfície para evitar sujeira desnecessária. Desligue a impressora da tomada antes de manuseá-la e mantenha recipientes com líquidos longe do equipamento.

Retire o cartucho e limpe a cabeça de impressão

Essa limpeza será feita apenas em impressoras jato de tinta, que contêm pequenos orifícios que pulverizam a tinta no papel.

Quando houver um entupimento da cabeça de impressão ou tinta acumulada, a impressão vai ficar bem ruim, então é melhor dar atenção a essa limpeza.

Publicidade

Retire os cartuchos do carrinho de impressão e remova a tinta excessiva com um cotonete seco. Não toque nos conectores que ficam dispostos na parte de trás dos cartuchos.

Se os orifícios estiverem muito entupidos ou as engrenagens impregnadas de tinta, o ideal é levar a impressora para uma loja especializada.

Desentupa os bicos de tinta

Os bicos de tinta podem entupir quando a impressora fica muito tempo parada ou quando se usa tinta de qualidade muito inferior. Para desentupir os bicos, use o mesmo procedimento feito na cabeça de impressão. Em casos de entupimentos mais difíceis, use álcool isopropílico e aplique usando um conta gotas ou uma seringa.

Publicidade

Faça a limpeza externa

Para finalizar, limpe sua impressora do lado de fora usando somente um pano limpo e macio (que não solte fiapos), umedecido com água. Depois, seque com outro pano bem macio e limpo.

Está feito! Esse é o passo a passo de como limpar impressora do jeito certo. Depois de limpa, e enquanto não estiver em uso, deixe sempre um tecido ou capa de plástico por cima da impressora. Isso evitará o acúmulo de poeira.

Veja também: Como limpar fotos de papel sem estragar

Publicidade

Dicas de maquiagem para quem usa óculos

Como temperar carne para churrasco + 5 temperos diferentes para realçar o sabor