limpar cortina de banho
Crédito: Freepik
em

7 Dicas de como limpar a cortina do box e mantê-la impecável

Veja como remover a sujeira pesada e também como prevenir as manchas

Banheiro limpo e cheiroso dá gosto de tomar aquele banho relaxante. Para isso, é preciso passar pela etapa da limpeza, que pode ser bem simples se você fizer com frequência. No caso da cortina do box, por exemplo, veja algumas formas de limpá-la, seja quando está encardida ou para manter sempre limpinha, sem manchas e sem mofo.

1. Remova a sujeira grossa todos os dias

Depois que todo mundo da casa já tomou banho, dê aquela geral na cortina do banheiro removendo os cabelos, espuma, resíduos de xampu e sabonete. Se forem tirados, esses resíduos secam e mancham a cortina, além de ficarem mais difíceis de limpar depois.

2. Faça uma limpeza semanal

Naquele dia da semana que você escolhe para faxinar o banheiro, dê atenção para a cortina do box também. Pode só passar uma esponjinha em toda a cortina, umedecida com água ou com água e vinagre branco.

Se usar o vinagre, deixe-o agir por pelo menos meia hora, depois enxágue a cortina passando água pura com a esponja. Quando terminar, estenda a cortina no varal ou deixe-a bem esticada no box mesmo, com as portas e janelas do banheiro abertas para que ela seque bem.

3. Limpeza pesada de manchas escuras

Se a cortina estiver bem suja, com manchas escuras de umidade, mais vale colocá-la de molho em um balde ou bacia com água e um pouco de água sanitária ou vinagre branco. Deixe de molho por algumas horas, depois enxague com água corrente e estenda para secar por completo.

4. Removendo manchas de cal

O cal vem da própria água do banho, que vai se acumulando nas cortinas com o passar do tempo. Essa dica é ideal para quando faz tempo que a cortina não recebe uma limpeza, e fica com aquelas manchas esbranquiçadas.

Essa limpeza pode ser feita com desinfetante comum ou um produto de limpeza multiuso e uma esponja ou escova. Aplique o produto por toda a cortina e esfregue bem. Para facilitar, faça isso com a cortina ainda pendurada.

Depois retire a cortina do box e enxágue embaixo da torneira para remover todo o produto e a sujeira. O ideal é estendê-la ao sol, no varal, para secar completamente. Se não for possível, pendure-a de volta no box, bem esticada, e deixe o banheiro bem arejado para a cortina secar.

5. Limpeza de cortinas de tecido

As cortinas de pano também podem ser usadas no box do banheiro, embora fiquem mais molhadas e pesadas do que as de plástico, pois absorvem mais a água. Por causa disso, também ficam mais manchadas, já que a umidade retida forma bolores mais rapidamente.

Então, para esse tipo de cortina, a dica é lavar na máquina. Pode lavar junto com as toalhas de banho, pois todos esses tecidos em contato durante a lavagem ajudam a limpar ainda melhor. Lave normalmente, com sabão para roupas. Se as peças forem todas brancas, pode usar um pouco de água sanitária ou de vinagre de álcool na lavagem para deixá-las mais brancas, desinfetadas e macias.

Depois estenda a cortina no sol para secar por completo, ou pendure de volta no banheiro, caso não tenha como botar no varal. Nesse caso, mantenha o banheiro com portas e janelas abertas, e deixe a cortina bem esticada.

6. Banho protetor de sal

Depois de lavar a sua cortina, ou antes de usá-la pela primeira vez, coloque-a de molho por algumas horas numa mistura de água com sal de cozinha. O sal cria uma camada protetora contra a proliferação de fungos.

7. Proteção com óleo para bebê

Na sua cortina de plástico, você pode deixá-la ainda mais impermeável depois que estiver limpa e seca. Com algodão, aplique uma fina camada de óleo para bebê em toda a cortina. O óleo vai repelir a água, e assim a cortina vai secar mais rápido, evitando a formação de colônias de fungos.

Bolinhas de sangue na pele

Bolinhas de sangue na pele: o que são, por que acontecem e o que fazer

doenças de suzana vieira

Leucemia e anemia: Susana Vieira fala sobre a saúde