em

Caixa de gordura: para que serve e como limpar?

A caixa de gordura é obrigatória em todas as residências. Você sabe para que serve e como limpar? Confira agora.

A caixa de gordura é uma instalação obrigatória em qualquer residência ou comércio que tenha cozinha. Sua função é segurar toda a gordura jogada pelo ralo da pia, evitando que esta endureça nos encanamentos do esgoto, causando entupimento.

Antes de ir para a rede de esgoto, a água com gordura que é jogada na pia cai na caixa de gordura. Como a gordura é mais leve do que a água, ela fica na superfície e a água vai embora. Porém, se essa gordura fica acumulada na caixa, em algum momento precisa ser retirada, não é verdade?!

É por isso que precisa ser feita a limpeza da caixa de gordura. Você pode fazer por conta própria ou chamar uma empresa especializada. Mas se mora em casa e só você utiliza a caixa, ou seja, o acúmulo não é tão grande quando a limpeza é feita a cada 6 meses, é mais vantajoso fazer você mesmo, pois é simples.

O que acontece se não limpar a caixa de gordura?

Se por acaso você acabou de descobrir que nunca limpou a sua caixa de gordura, talvez esta seja a resposta para:

  • Estar sentindo mau cheiro do ralo da pia da cozinha;
  • O aparecido de mais insetos na sua casa;
  • A água da pia demorar para descer.

Como limpar a caixa de gordura?

Para a limpeza periódica normal, ou seja, quando não existe um problema por entupimento, basta você colocar luvas grossas de borracha, pegar um saco plástico, abrir a tampa da caixa de gordura e remover toda a crosta sólida que ver. Quando sobrar apenas líquido na caixa, a limpeza está feita. Simples assim!

O que não fazer

Muitas pessoas utilizam produtos químicos, objetos pontiagudos e água quente, mas não é recomendado. Produtos como soda cáustica podem corroer os canos velhos; objetos pontiagudos podem perfurá-los; água quente vai dissolver a gordura, que por sua vez vai descer para o esgoto e a caixa não terá servido para nada.

Para revenir o entupimento do seu encanamento e o acúmulo excessivo de gordura na caixa o ideal é que você evite jogar óleos pelo ralo. Separe-os em garrafas pet e leve para reciclagem. Além disso, jogue os restos de alimentos no lixo antes de lavar a louça.

A limpeza não resolveu?

Se você limpou sua caixa de gordura, mas não achou o resultado satisfatório, é recomendado chamar uma empresa especializada, pois o problema pode ser outro. Neste caso eles irão utilizar outros produtos e, se for preciso, mexer na estrutura da caixa que pode ter sido instalada de maneira incorreta, dificultando a passagem da água.

COMO LIMPAR A CAIXA D`ÁGUA DA SUA CASA

Outra manutenção importante da sua casa que também deve ser feita a cada 6 meses é da caixa d`água. Veja o passo a passo de como limpar esse recipiente clicando aqui.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

One Comment Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Como limpar a caixa d`água da sua casa
Como montar uma caixa de ferramentas básica