Bancada da cozinha manchada
Crédito: Freepik
em

Bancada da cozinha manchada? Veja quais produtos usar

Veja o que fazer para limpar diferentes tipos de mancha em superfícies de resina, inox e pedra

Publicidade

Manter as bancadas da cozinha bem limpinhas e sem manchas é fácil, desde que você saiba que cada tipo de material demanda um tipo de limpeza diferente. Acertando no método e nos produtos, não tem dificuldade. Veja como limpar diferentes tipos de manchas em bancadas de resina, inox e pedra (mármore ou granito).

Café e vinho

Bancada de resina: água, detergente e uma esponja são suficientes para remover um derramamento recente. Mas, se a mancha estiver seca, escolha um produto à base de amônia.

Publicidade

Bancada de inox: faça uma misturinha de ½ copo de água quente com suco de 1 limão, aplique sobre a mancha e deixe agir por 10 minutos. Se não tiver limão, use vinagre de maçã. Depois de enxaguar, finalize com um pano umedecido com álcool para devolver o brilho.

Bancada de pedra: misture 2 colheres de sopa de água e 1 de bicarbonato de sódio. Aplique essa pastinha sobre a mancha, cubra com plástico filme e deixe agir por 24 horas. Depois remova a pasta e limpe com água, detergente e uma esponja ou pano.

Publicidade

Molho de tomate e gordura

Bancada de resina: você só precisa de água, detergente e uma esponja para essa limpeza. Se a mancha for de mais tempo, pode usar também saponáceo líquido ou cremoso. Esfregue com a parte mais áspera da esponja, use a parte mais macia para enxaguar e depois seque.

Bancada de inox: Faça uma misturinha com 1 colher de bicarbonato de sódio em 250 ml de água quente e borrife a solução para derreter a gordura. Use só um pano umedecido ou o lado macio da esponja para limpar, pois o lado verde pode riscar.

Bancada de pedra: faça uma misturinha com partes iguais de água morna e suco de limão para remover manchas recentes. Se a mancha estiver seca, use pastas à base de ácido cítrico, compradas no mercado. Depois use um pano umedecido com água e detergente neutro para tirar a misturinha, enxágue e seque.

Publicidade

Marcas de copo molhado

Bancada de resina: Pingue ácido clorídrico e deixe agir só por 1 minuto. Cuidado, pois mancha. Não deixe o produto encostar em mais nada além da bancada. Passado o tempo, limpe com uma esponja, água e detergente.

Bancada de inox: Primeiro, limpe com água pura e uma esponja no lado macio. Depois, seque com um pano umedecido com álcool. Para finalizar com uma camada protetora contra manchas futuras, passe um paninho com um pouco de vaselina ou de azeite.

Bancada de pedra: Esfregue uma escova de cerdas duras ou pano umedecido com detergente neutro ou sabão de coco. Finalize enxaguando com água e secando com um pano macio.

Publicidade

Esmalte, tinta e graxa

Bancada de resina: Primeiro use papel-toalha para tirar o grosso do que foi derramado. Depois lave com água morna e detergente neutro. Se precisar, use umas gotinhas de acetona ou álcool e esfregue com uma esponjinha ou escovinha.

Bancada de inox: Tente primeiro esfregar a mancha com uma esponja umedecida com álcool. Se não resolver, aplique um limpador de fogão à base de amônia.

Bancada de pedra: Use um pano umedecido em água oxigenada de 12 volumes. Se a mancha estiver seca, deixe agindo por algumas horas.

Publicidade

Marcas de ferrugem

Bancada de resina: corte uma batata ao meio e a esfregue sobre a mancha. Se não funcionar, compre um solvente de limpeza que não tenha diclorometano na composição.

Bancada de inox: misture 2 colheres de sopa de bicarbonato e 2 de álcool e esfregue levemente com uma escova, cuidando para não riscar.

Bancada de pedra: esfregue metade de um limão e logo em seguida passe um pano molhado com água e detergente neutro para remover a acidez do limão.

Publicidade
Dicas para quem não tem diarista em casa

7 Dicas para quem não tem diarista em casa

Fundador do China In Box acorda de coma após 2 anos

Fundador do China In Box acorda de coma após 2 anos