pomada antisséptica de tanchagem
Crédito: Freepik

Como fazer pomada antisséptica de tanchagem

Essa pomada serve para tratar cortes, pequenos machucados, rachaduras, picadas de insetos e queimaduras

Publicidade

A tanchagem é uma planta muito popular em várias partes do mundo, pois tem propriedades múltiplas, como adstringente, calmante de irritações, bactericida, expectorante, anti-inflamatória, desintoxicante, digestiva, sedativa, laxativa e diurética. Claro, para isso vai depender da forma de consumo, que pode ser em chá ou pomada para aplicar na pele.

Benefícios da pomada de tanchagem para a pele

como fazer pomada antisséptica de tanchagem em casa
Crédito: Jardim do Mundo

Se optar por fazer uma pomada caseira com a tanchagem, terá um remédio para aplicar sobre cortes, queimaduras, pele com rachaduras, eczema, picada de mosquito, abelha, vespa e para assaduras. Pode inclusive aplicar nas patinhas machucadas dos pets. Em todos esses casos, a pomada ajuda a limpar, hidratar e cicatrizar o ferimento.

Como fazer pomada de tanchagem

pomada caseira de tanchagem
Crédito: Jardim do Mundo

Em primeiro lugar, precisa saber identificar a planta. A tanchagem é do gênero Plantago, e as mais comuns nos quintais são Plantago major e Plantago lanceolata. A planta é arbustiva, com muitas folhas grandes na base e estruturas em forma de espiga, eretas e finas. As folhas costumam ter 7 veias cada uma e seu formato é ligeiramente triangular, como na foto acima.

Ingredientes

  • Folhas secas de tanchagem: 1 punhado;
  • Óleo de coco prensado a frio: 4 colheres (sopa);
  • Cera de abelha: ½ colher (sopa);
  • Pote de vidro com tampa de rosquear: 1 unidade;
  • Panela esmaltada: 1 unidade.

Modo de preparo e uso

  1. Rasgue as folhas em pequenos pedaços e disponha em uma tigela de vidro.
  2. Por cima, despeje o óleo de coco. Coloque o pote dentro da panela com um pouco de água para fazer um banho-maria. Leve ao fogo médio para ferver, depois deixe esfriar por mais ou menos duas horas. O óleo deverá permanecer líquido.
  3. Coe a mistura, reservando apenas o óleo verde que irá se formar. Adicione ao óleo a cera e volte ao banho-maria para a cera derreter. Ela serve para dar a consistência da pomada e vai ajudar a manter a pele hidratada.
  4. Quando estiver tudo derretido, desligue o fogo, transfira para potinhos pequenos de vidro e deixe esfriar até ganhar consistência de pomada, com uma cor opaca.
  5. Para usar, aplique sobre a região afetada limpa, como qualquer outra pomada. Pode usar algumas vezes ao dia, conforme necessidade.

Cuidados a ter

Apesar de ser um produto natural, faça um teste aplicando em uma pequena parte da pele e deixando agir por algum tempo para ver se terá qualquer reação.

Publicidade

O uso dessa pomada não substitui a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao esperado. Se tiver algum problema de saúde, fale com seu médico antes de usar.

PODE GOSTAR TAMBÉM