Crédito: Freepik
em

Como fazer mesa posta sem gastar muito

O segredo não está em pagar caro nas coisas, mas sim, no seu amor e capricho quando for arrumar a mesa

Publicidade

Arrumar a mesa para as refeições é muito gostoso e uma oportunidade de você reunir a família pra passarem um momento juntos, mesmo não sendo uma data comemorativa. O melhor de tudo é que você não precisa gastar um dinheirão pra comprar toalhas, jogos americanos, louças, talheres e decorações caras. Veja algumas ótimas dicas de como fazer mesa posta sem gastar muito.

Jogo americano ou toalha de mesa

Não precisa colocar a toalha de mesa e mais um jogo americano por cima dela. Se você tem só a toalha, ótimo. Se tem só o jogo americano, ótimo também. A dica aqui é usar um jogo ou uma toalha que estejam em bom estado, sem manchas, limpinhos.

Se for uma ocasião especial e você quiser investir um pouquinho para caprichar, compre uma toalha temática, com motivos de Natal, por exemplo. Ou, uma toalha branca para colocar um jogo americano temático por cima. A toalha branca sempre funciona.

Publicidade

Louças e talheres

Não se envergonhe de usar as louças e talheres que você tem em casa só porque não formam um conjunto. A mesa posta tem mais a ver com o acolhimento e o cuidado do que com a estética das louças. O seu capricho é o mais importante.

Agora, se você ganhou um aparelho de jantar ou um jogo de talheres chique no seu casamento e nunca usou porque está esperando a ocasião especial, saiba que todos os dias são especiais e abençoados só por poder se sentar à mesa com sua família e fazer uma refeição. Use suas louças e talheres mais bonitos hoje mesmo!

Publicidade

Guardanapos

Você não precisa comprar guardanapos de tecido e ter porta-guardanapos para fazer uma linda mesa posta. Use guardanapos de papel, até mesmo folhas de papel-toalha. O segredo está em dobrá-los direitinho, com cuidado e capricho, ao invés de só jogar a folha de papel do lado do prato.

Talheres ao lado do prato

Publicidade

Não coloque os talheres dentro do prato. A mesa posta vai ficar mais bonita e interessante se você colocar os talheres na lateral de cada prato, um de cada lado. O guardanapo é opcional, em cima ou na lateral do prato.

Procure colocar todos os talheres virados para o mesmo lado, na mesma posição. Quando você padroniza a arrumação de todos os pratos e talheres, a mesa fica mais organizada e agradável.

Copos ou taças

Publicidade

Se você tiver copos de conjunto, que sejam todos do mesmo modelo e da mesma cor, melhor. Não precisa colocar taças na mesa. Mas, se for uma ocasião especial em que você for servir um vinho, por exemplo, pode colocar uma taça e um copo para quem quiser se servir de água ou outra bebida além do vinho.

Tigelas de servir

Sabe o que vai fazer toda diferença na sua mesa posta sem gastar muito? Tirar os alimentos das panelas e colocá-los em tigelas mais bonitas para servir à mesa. Mais uma vez, não precisa ser nada chique. Mas, só por tirar das panelas já dá uma impressão de cuidado especial.

Publicidade

Se você tiver um buffet na sua sala de jantar, aproveite para usá-lo. Coloque todos os pratos que você preparou dispostos no buffet, deixando sobrar mais espaço na mesa só para os pratos, copos, talheres e itens decorativos. Nesse caso, as pessoas devem se levantar para se servir no buffet e depois voltam para a mesa.

Decoração simples

A decoração da mesa é opcional, mas faz diferença. Se for um jantar, você pode colocar algumas velas acesas, se tiver espaço para isso na mesa. Evite as velas aromáticas, pois não combinam com os aromas da comida.

Publicidade

Outa opção é colocar vasinhos de flores, naturais ou artificiais bem limpas. Os vasos devem ser pequenos e finos para não ocupar muito espaço na mesa e ninguém esbarrar na hora de se servir.

Você também pode usar objetos decorativos temáticos, conforme a ocasião, como pequenos corações para um jantar romântico, pinhas e frutas vermelhas para o Natal, sempre pensando que os objetos são um complemento e não podem atrapalhar as pessoas à mesa.

Crédito das Imagens: Pinterest

Publicidade

Por que não tenho interesse por sexo?

Como desencardir sutiã com receitas caseiras