massa fresca em casa
Crédito: Freepik
em

Como fazer massa fresca em casa: receita e dicas

Essa massa pode ser cozida na hora ou congelada, e serve para lasanha, macarrão, rondeli, ravióli e muito mais

Quem adora pratos com massa, sabe como faz diferença comer um macarrão, uma lasanha ou um ravióli com massa fresca. Se for uma massa feita em casa então, melhor ainda. Mesmo congelando ela fica deliciosa, e pode fazer para durar mais tempo.

A massa fresca é ótima para ter e preparar um almoço ou jantar especial com praticidade e muito sabor. A mesma massa pode ser usada em diferentes tipos de pratos. Veja receitas e truques para fazer em casa.

Como fazer massa fresca caseira

Crédito: Aqui na Cozinha

A massa fresca caseira leva bem poucos ingredientes. Se não ficar perfeita logo de primeira, faça mais vezes até pegar o jeito. Depois, vai querer fazer sempre. Veja essa receita compartilhada do Aqui na Cozinha.

Ingredientes

Farinha de trigo;
Ovo;
Sal.

Modo de preparo

  1. Como viu, as quantidades de cada ingrediente não estão listadas. Isso é porque você deve medir conforme a quantidade de massa que vai querer fazer. Por exemplo, para servir 4 pessoas com macarronada, use 400 gramas de trigo, 4 ovos e 2 colheres rasas de chá de sal. Isso significa que, para cada 100 gramas de farinha de trigo, deve usar 1 ovo e 1/2 colher de chá rasa de sal.
  2. Coloque a farinha de trigo e o sal em um recipiente, abra um buraco no meio e coloque os ovos.
  3. Com um garfo bata os ovos, até espumar.
  4. Depois vá agregando a farinha de trigo, primeiro com o garfo mesmo e depois com as mãos. Misture bem até ficar uma massa homogênea e soltar das mãos.
  5. Sove bem a massa, amassado e esticando a massa até ela ficar mais “leve”, cerca de 10 minutos.
  6. Enrole a massa em papel filme (ou alumínio) e deixe descansar por uns 20 minutos. Depois do descanso, sove a massa um pouquinho mais e abra.

Dicas para deixar sua massa mais gostosa

  • Depois de abrir a massa você pode passá-la por um cilindro próprio para cortar massas ou pode enrolar e cortar com uma faca no tamanho que quiser os fios de macarrão.
  • Com essa massa dá para fazer macarrão de vários tipos, lasanha e massinhas recheadas, como raviólis.
  • Se quiser uma massa mais saborosa e amarelinha, use ovos caipiras.
  • Pode usar metade de ovos inteiros e metade só de gemas. A massa fica macia.
  • Antes de cozinhar, deixe a massa secar por uns 20 minutos.
  • Para cozinhar, coloque água para ferver (1 litro de água para cada 100 g de massa), coloque sal e cozinhe a massa por cerca de 3 a 5 minutos.
  • Para congelar, depois da secagem coloque porções da massa em saquinhos plásticos, com etiqueta para ter a data e o tipo de massa, e congele.
  • Se quiser fazer massas recheadas, já tenha o recheio pronto, frio, e recheie antes de deixar a massa secar. Assim, pode usar a umidade da massa para juntar as bordinhas.

Aproveite e veja como fazer raviólis de quatro queijos com a sua massa fresca:

Veja também: receitas salgadas e doces com massa podre

torta de legumes

5 Receitas de torta de legumes para todas as ocasiões

planos de saúde devem cobrir testes de covid

Planos de saúde agora são obrigados a cobrir teste de covid-19