como fazer fonte de água
Crédito: Freepik
em

Como fazer fonte de água para decorar a casa e o jardim: 6 modelos

Você pode fazer a sua fonte usando materiais reciclados ou criar a sua fonte do zero, com argila ou cimento

As fontes de água decorativas, em tamanho médio e pequeno, são lindas para decorar a casa e o jardim. Além do visual natural, com pedras de rio e bambus, elas também são ótimas para trazer uma atmosfera de tranquilidade aos ambientes, pois emitem aquele som gostoso da água correndo, como em um riacho. Mas para comprar uma fonte dessas nem sempre é barato. Por isso, aprenda como fazer fonte de água artesanal e deixe sua casa ainda mais acolhedora.

Veja também: ideias de decoração com reciclagem

Tutoriais para fazer fontes de água artesanais decorativas

Além de deixar sua casa mais bonita e trazer aquela tranquilidade do som da água correndo, a fonte de água também ajuda a manter o ambiente úmido, o que é ótimo para quem tem problemas respiratórios. Veja como fazer diferentes modelos.

1. Com bica de bambu e vasilha

A base dessa fonte é uma vasilha bonita que você tiver em casa, de preferência preta ou branca, pois são cores que combinam mais com esse item decorativo. A parte mais trabalhosa é fazer a bica de bambu por onde vai sair a água, pois vai precisar de algumas ferramentas como parafusadeira, óculos e luvas de proteção e serrinha.

Depois é só montar com pedrinhas brancas, pedrinhas de aquário e plantinhas de plástico. Acompanhe o passo a passo bem explicadinho dessa fonte esse vídeo do canal da Diane Silva:

2. Vaso com pedras e planta natural

Esse modelo de fonte é bem pequena também, feita em vasinho de cerâmica, e o interessante é que você pode usar plantinhas naturais, o que vai deixar a sua fonte ainda mais bonita. A dica é escolher um vaso com uns 8 ou 9 centímetros de profundidade, pelo menos, pois a água precisa cobrir toda a bombinha que vai fazer a fonte ter movimento. Para a planta, o melhor é utilizar o singônio, que combina muito bem com a fonte. Confira todas as dicas e a montagem nesse vídeo do Namu:

3. Fonte em vaso grande com terra e planta

Se você já tem um vaso de cerâmica de tamanho maior na sua varanda ou quintal, pode usar ele mesmo para montar a sua fonte na parte de cima. Fica lindo, pois a planta num vaso desse tamanho vai fazer uma sombra para a água da fonte, e a dica é usar pedras maiores e mais algumas mudinhas pequenas, simulando um riacho. Acompanhe todas as dicas de montagem nesse vídeo do canal Diamante Rosa:

4. Fonte de cerâmica com 2 andares

Se você quiser fazer uma fonte mais alta, que não seja só um vasinho tão discreto, pode comprar um jarro e bacias de cerâmica e fazer a sua montagem. Você vai precisar de massa Durepox para fazer alguns fechamentos de aberturas, dependendo dos modelos dos seus vasos. Mas nesse modelo são poucos materiais utilizados e o resultado é bem interessante. Acompanhe o passo a passo no vídeo do canal Studio da Bella:

5. Com argila e garrafa PET

Para quem gosta de trabalhar com argila, essa fonte é ainda mais artesanal e o resultado é maravilhoso. Vai usar materiais como garrafas PET, proteção plástica que vem na caixa de ovo, arame galvanizado, papel-alumínio, argila, cola branca e rejunte. Depois também tem os detalhes decorativos. Acompanhe todos os passos da confecção dessa linda fonte nesse vídeo do Ulisses Vasconcelos:

6. Fonte de cimento e pedras

Além da argila, você também pode confeccionar a sua fonte usando cimento mesmo, bem resistente, e pedras. Fica com um visual mais rústico, estilo fonte antiga, e cabe em qualquer cantinho da sua casa.

Para fazer a base da sua fonte vai precisar de potinho de marmita de isopor. Depois já começa o trabalho com cimento. É um processo totalmente artesanal e relaxante, que vai deixar você orgulhoso de ter feito com as próprias mãos. Veja o passo a passo nesse vídeo da Maria Amélia Mendes e comece a projetar a sua fonte:

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
tempero para pipoca

Tempero para pipoca: 5 sugestões salgadas e 5 doces

unha-de-gato

Chá de unha-de-gato: saiba para que serve essa planta e como usar