Crédito: Freepik
em

Como fazer coalhada com 5 deliciosas receitas

Saiba como preparar diferentes tipos de coalhada em sua casa e surpreender suas visitas!

Publicidade

A coalhada é um prato maravilhoso, devido a sua versatilidade única e sabor tradicional. Ela fica perfeita para aquelas paradinhas nos lanchinhos da tarde, sendo saborosa e muito saudável. Veja  como preparar essa delícia e surpreenda a todos com esse ingrediente popular e delicioso.

De acordo com a tabela nutricional de alimentos consumidos no Brasil, a coalhada contém 61 calorias, 3,47 g de proteína, 3,25 g de gorduras totais e 4,66 g de carboidratos. Além disso, ela é rica em cálcio e outros minerais, além de vitaminas essenciais. Também contém lactobacilos, ajudando a recompor a flora intestinal. São muitos motivos para você testar uma dessas receitas.

Veja também: como fazer receitas com ricota

5 Receitas de coalhada deliciosas

A coalhada pode ser preparada tanto seca, quanto úmida. Além disso, ela oferece uma gama de opções para acompanhá-la, adequando-se as mais diversas ocasiões. Então, saiba como fazer coalhada com essas receitas e tenha diversas opções de prato ao seu dispor!

Publicidade

Em bolinhas

como fazer coalhada em bolinhas
Crédito: Mel e Pimenta

Essa é a famosa coalhada seca, bastante versátil, saudável, gostosa e muito simples de preparar. Para isso, vai precisar de 1 litro de leite integral, 1 pote de iogurte natural, sal a gosto e um tecido de algodão.

Essa é a composição da parte básica da receita, já que você também terá que temperar e deixar em conserva no azeite. Uma boa pedida seria adicionar manjericão ou outras ervas a seu gosto, para dar um realce leve no sabor desse componente.

Veja a receita aqui: coalhada seca em bolinhas

Publicidade

Seca para iogurte

como fazer coalhada seca
Crédito: Marola com Carambola

Essa coalhada seca é elaborada para ficar com a consistência do iogurte grego. Diferente das demais, ela se destaca pela textura única e sabor delicado. Para tanto, reserve 1 litro de leite integral, 1 pote de iogurte natural, sal a gosto, azeite e hortelã. Vale destacar que, para fazer essa opção, você deve deixar escorrer o soro, sendo que quanto mais soro escorre, mais firme ela fica.

Veja a receita aqui: opção seca para iogurte

Com azeitonas

como fazer coalhada com azeitonas
Crédito: Brisando na Cozinha

Essa é uma coalhada salgada, excelente petisco para acompanhar alguns pratos, principalmente nos finais de semana. Fica uma perdição ao servir com torradinhas, tortilhas ou crackers. Perfeita para reunir aquelas pessoas especiais, ela é preparada do mesmo modo da receita anterior, com algumas mudanças. Além daqueles ingredientes, precisa de alho, azeite, pimenta dedo de moça, azeitonas, cheiro verde, cebola desidratada, sal e pimenta do reino.

Publicidade

Veja a receita aqui: opção com azeitonas

Simples

Essa coalhada é muito fácil de ser preparada, já que precisa apenas de três ingredientes em sua composição. Ela serve como entrada ou como componente base para o preparo de molhos, sendo feita com leite semidesnatado, iogurte e suco de limão.

Assim, essa é uma receita introdutória para quem deseja cozinhar ou para quem tem uma rotina muito corrida e não pode passar muito tempo na cozinha. Afinal, nada como uma receitinha prática para economizar um tempo precioso.

Publicidade

Veja a receita aqui: opção para molhos ou entradinhas

Vegana

como fazer coalhada vegana
Crédito: Viva

Com a ascensão do número de veganos ao redor do mundo, foi necessário que se adaptasse algumas receitas para que essas pessoas pudessem aproveitar seus sabores favoritos. Esse foi o caso dessa adaptação, com alterações bastantes simples. Veja como fazer essa opção do Espaço Viva.

Ingredientes

Publicidade

Tofu firme: 250 gramas;
Castanha-de-caju: 1 xícara, já hidratada em água por duas horas;
Limão: suco de 1 unidade;
Alho: ½ dente;
Azeite: 1 colher (sopa);
Sal: a gosto.

Modo de fazer

  1. Escorra as castanhas e bata junto com todos os outros ingredientes no liquidificador;
  2. Prove os temperos e adapte se precisar. Decore com um fio de azeite por cima e, se quiser, folhas de hortelã.
carne de panela

Como fazer uma carne de panela deliciosa para o almoço

como usar legging

Como usar legging: 13 looks para todos os estilos