como fazer banha de porco
Crédito: Freepik
em

Como fazer banha de porco em casa

Você só precisa de um ingrediente para fazer o tipo mais resistente de gordura para cozinhar

Publicidade

Quando é de boa procedência, a banha de porco é considerada um ótimo tipo de gordura para usar nas receitas. Como ela é rica em ácidos graxos monoinsaturados, é mais resistente ao calor da panela e, com isso, oxida menos do que os óleos e a manteiga. Além disso, a banha de porco tem uma boa composição nutricional.

Porém, como já mencionado, esses benefícios são obtidos quando você tem uma banha de boa qualidade. E, para isso, nada melhor do que fazer a sua própria banha de porco caseira.

Como fazer banha de porco em casa

O único ingrediente que vai precisar é toucinho, de preferência obtido da carne de porco criado em sítio, alimentado com comida de verdade, sem receber grãos transgênicos e antibióticos.

  1. Pegue uma boa quantidade de toucinho de porco e coloque em uma panela. Não faz mal se ficarem umas poucas partes com carne.
  2. Ligue o fogo baixo.
  3. Deixe o toucinho ir derretendo aos poucos. De vez em quando, dê uma mexida de leve. Esse processo leva cerca de 2 horas para mais ou menos 1 quilo de toucinho.
  4. O que vai ficar na panela é a gordura líquida e algumas partes pequenas de toucinho que você pode usar para fazer torresmo. Quando essas partes de toucinho estiverem bem macias, é hora de desligar o fogo, evitando que elas comecem a se partir.
  5. Remova esses pedaços inteiros de toucinho usando uma escumadeira. Se quiser fazer torresmo, reserve. Do contrário, descarte.
  6. Deixe a banha de porco líquida esfriando na panela. Depois de morna, transfira para um pote de plástico com tampa e pronto. Ela vai ficar sólida e esbranquiçada, pronta para usar em todos os pratos que desejar, até mesmo em frituras. Não precisa guardar na geladeira.

Veja também: como fazer torresmo na panela de pressão

Publicidade
famosos que tiveram novo amor na maturidade

9 Famosos que encontraram um novo amor na maturidade

ficus lyrata como cuidar

Ficus lyrata: como cultivar uma árvore dentro de casa