como escolher o carro certo
Crédito: Freepik

5 Dicas para escolher o carro certo e não se arrepender

Para aproveitar o seu veículo novo sem arrependimento, precisa considerar 5 pontos importantes antes da compra.

Publicidade

Por ser um investimento de alto valor agregado, comprar um carro novo provoca muitas emoções e dúvidas: qual é o modelo ideal? É melhor comprar novo, usado ou seminovo?!

O perigo é quando você começa a ver diversas ofertas e se deixa levar pelo desejo do carro que considera perfeito, mas que nem sempre se encaixa no orçamento ou vai suprir as necessidades da família.

5 dicas para escolher o carro certo

Para evitar cometer um erro é preciso analisar suas reais necessidades racionalmente. Pensando nisso, selecionamos dicas essenciais para seguir antes de comprar seu carro novo.

1. Analise o preço

Antes de qualquer outro critério você precisa selecionar os tipos de carro que cabem no seu orçamento, considerando as parcelas e os gastos mensais, sem comprometer suas necessidades básicas. Só depois de definir o valor máximo é que começa a seleção pelo veículo ideal.

Publicidade

2. Defina as necessidades principais

A segunda maneira de afunilar as opções de veículos a escolher é conhecer o seu perfil de comprador: para pessoas mais jovens, com vida financeira em formação e sem filhos, o ideal é um carro econômico.

Se tem filhos e viaja muito, segurança e espaço entram na lista de prioridades. Já pessoas mais velhas precisam pensar no conforto e na boa performance.

Outro fator é o quanto o carro será usado: por exemplo, para um representante comercial que viaja muito, é mais importante pensar em performance e conforto do que em economia de combustível, já que na estrada o carro gasta menos do que na cidade e ele vai passar muitas horas no volante.

3. Faça teste drive

Mesmo que um carro pareça se encaixar em todas as suas necessidades, somente quando dirigi-lo é que vai perceber os detalhes: se a direção está alinhada, se os freios funcionam perfeitamente, se os bancos regulam para o seu conforto e se o painel está firme e com tudo funcionando.

Publicidade

4. Cote o seguro

Ao saber o valor do seguro de um carro você descobre informações importantes que ficam ocultas. Além de o preço variar conforme a idade do motorista, se perceber que é muito caro pode se tratar de um veículo com alto índice de furto, menor segurança e custo alto de reparos.

5. Faça vários orçamentos e reflita

Nunca feche negócio antes de ver diversas opções, fazer teste de direção em todas e ir para casa pensar com calma. Esse momento longe da pressão dos vendedores é fundamental para evitar uma decisão por impulso, seguida de arrependimento.

Vantagens e desvantagens de comprar carro: novo, usado, seminovo

Quando surge a dúvida sobre comprar um carro novo, usado ou seminovo, a primeira coisa a lembrar é que um carro não se valoriza, pelo contrário, ele será sempre uma despesa.

Publicidade

Carro novo

No caso de um carro novo, assim que ele é retirado da concessionária, a primeira coisa que acontece é a desvalorização de 10 a 20% do valor da tabela.

Esse é um ponto negativo se o seu objetivo for ficar menos de 3 anos com ele, pois só depois desse tempo é que começa a valer a pena vender.

Em contrapartida, o carro sai com a documentação em dia e vai demorar para dar despesas, pois está zerado. Outro ponto positivo é a garantia de fábrica, que pode chegar a 5 anos.

Publicidade

Carro usado

Essa pode ser a opção mais barata, mas precisa estra ciente de que ele já rodou bastantes e vai precisar de uma boa revisão para ter certeza sobre a origem das peças e se já passou por algum dano grave que esteja camuflado.

Talvez o preço baixo seja só de início, pois logo quando começar a usar terá que trocar pneus e fazer reparos que vão acabar custando o preço de um seminovo.

Entretanto, se pegar um veículo de boa procedência, pode ser uma ótima maneira de economizar. Procure optar por um modelo que seja valorizado no mercado para o caso de querer vender logo.

Publicidade

Carro seminovo

O carro seminovo vale a pena quando está bem-cuidado, com bons pneus, mecânica em dia e revisão feita. Esses são critérios importantes para analisar antes da compra e normalmente estão ok quando você opta por um veículo com até 2 anos de uso, de boa procedência.

Outra grande vantagem é que normalmente é possível comprar um carro completo pelo mesmo valor do modelo igual, mas sem nenhum opcional. Ainda assim, faça sempre uma revisão antes de fechar negócio para garantir que o caso é mesmo seminovo, pois não é só os 2 anos de uso e a baixa quilometragem que contam.

Dica: Saiba identificar um carro batido

Quando você começa a pesquisar por veículos seminovos ou usados, sempre fica a dúvida se aquele carro já foi batido. Mesmo antes de levar para a revisão, você pode observar alguns detalhes para descobrir. Veja quais são no vídeo abaixo:

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM