Como é feito o cateterismo
Crédito: Freepik
em

Como é feito o cateterismo: o procedimento feito por Zezé di Camargo

Esse exame é feito para analisar se existe algum problema nas artérias do coração e resolvê-los com a angioplastia, se necessário

Publicidade

No comecinho de maio, o cantor Zezé di Camargo sentiu fortes dores no peito e foi levado às pressas a um hospital em São Paulo, onde ficou internado. Depois do susto, ele compartilhou com seus seguidores que tinha passado por um cateterismo, um exame que avalia o coração.

“Eu faço ‘check up’ anual e, no domingo, tive uma indisposição e senti uma dor no peito. Eu me assustei muito com a dor e fui ao hospital para fazer exames preliminares e acusou que tinha alguma coisa errada em uma veia que vai até o coração. Imediatamente eu fiz um cateterismo”, disse ele, na publicação.

Publicidade

O que é o cateterismo cardíaco?

Esse é um exame bastante comum realizado para avaliar as artérias do coração e investigar algum entupimento que pode ser o gatilho para um infarto.

Publicidade

Apesar de ser comum, é considerado um procedimento cirúrgico e exige um preparo de 6 horas de jejum. O paciente recebe um leve sedativo para relaxar, mas não dorme.

Então, com o paciente preparado e deitado na maca, o médico utiliza um cateter (que pode ser descrito grosseiramente como um tubo fino e flexível; daí o nome cateterismo) que é introduzido em uma artéria do braço ou da perna e vai até o coração.

Quando o cateter chega no coração, o médico consegue ver, por vídeo na tela do computador, o que está acontecendo nas artérias coronárias do paciente. O exame leva em torno de 10 a 20 minutos e o paciente está liberado depois de umas 2 horas de repouso.

Publicidade

Cateterismo com angioplastia

Quando há necessidade, ao fazer o cateterismo o médico já pode fazer a angioplastia transluminal coronária para a dilatação da artéria obstruída. Em seguida é feito o implante de stent. Aí leva mais tempo e o paciente precisa ficar uns dias internado para acompanhamento da adaptação do implante.

Esse procedimento do stent é feito quando uma lesão que obstrui a artéria coronária ultrapassa 70% de diâmetro. Mas, não foi o caso de Zezé di Camargo, que fez apenas o exame para garantir que estava tudo certo com suas artérias.

Veja em detalhes, no vídeo abaixo, como funciona uma angioplastia, que muitas vezes evita a necessidade de uma cirurgia com peito aberto:

Publicidade

Cansaço mental como perceber

Cansaço mental é tão exaustivo quanto o físico: aprenda a identificar

A misteriosa foto de Jesus que está comovendo cristãos

A misteriosa foto de Jesus que está comovendo cristãos