como dirigir bem
Crédito: Freepik
em

AmeiAmei

Como dirigir bem: 10 dicas para ser um motorista confiável na estrada

Milhares de acidentes acontecem por pessoas acharem que dirigem bem, quando na verdade são negligentes

Aprender a como dirigir bem é fácil, mas infelizmente boa parte dos motoristas apenas acha que está fazendo isso direito. Para ser um bom motorista, confiável e confiante na estrada, não basta fazer algumas aulas de direção da autoescola. Aliás, no Brasil os aprendizes a motoristas não fazem aulas o suficiente para saírem totalmente seguros e, por isso, muitos acidentes acontecem como resultado da negligência e do excesso de confiança.

Veja também: como evitar que o vidro do carro fique embaçado

Dicas essenciais para dirigir bem

dicas de como dirigir bem e ser confiável na estrada
Crédito: Freepik

As dicas de como dirigir bem vão desde os cuidados básicos que deve ter enquanto está guiando o veículo até os truques em momentos específicos para não deixar o carro morrer e saber lidar com situações imprevistas. Veja só.

1. Prestar atenção na direção

A primeira e mais importante entre todas as dicas é prestar atenção plena à direção. A maioria dos acidentes de trânsito acontecem porque o motorista não estava atento ao que estava acontecendo na estrada, seja porque estava no celular, conversando ou olhando para outro foco.

2. Direção defensiva

É compreensível que, depois de muitos anos dirigindo, o processo de torna automático. Mas isso não quer dizer que o carro vá desviar sozinho de um buraco ou de um pedestre. O motorista precisa estar prestando atenção na estrada o tempo todo para que seja capaz de praticar a direção defensiva, ou seja, dirigir dentro do limite permitido, com as duas mãos no volante e sempre atento, pronto para agir caso um imprevisto aconteça.

3. Treino

A prática leva à perfeição. Certamente você já ouviu esse ditado popular e ele faz todo sentido. Quanto mais você se dedica a praticar uma atividade, melhor será sua desenvoltura nela ao longo do tempo. Então, para saber como conduzir bem, precisa dirigir.

Se ainda não sente segurança para guiar na estrada, dirija nas ruas do seu bairro, em estacionamentos vazios e grandes áreas sem movimento de pessoas. Mas assim que possível, pratique também na estrada para pegar prática com as reais situações do dia a dia.

4. Praticar acompanhado de pessoas de confiança

Quando você ainda é inexperiente, dar uma carona a um estranho pode complicar ainda mais. O nervosismo da pessoa por pensar que algo pode correr mal irá passar para você. Enquanto for aprendiz, dirija sempre acompanhado de alguém de sua confiança que vá ajudar em vez de ficar dando ordens desesperadas para frear ou acelerar, como muitos fazem.

5. Ponto morto

Antes de dar a partida no veículo, sempre verifique se ele está no ponto morto. Muitas vezes, os motoristas ligam o carro com uma marcha engatada e ele sai andando desgovernado, o que resulta em incidentes ou acidentes envolvendo vítimas, mesmo ser ter saído da garagem.

6. Ajuste do banco

É impossível aprender a como dirigir bem se você estiver no banco do motorista com a regulagem de outra pessoa. Se o banco estiver muito alto, os pés não ficarão seguros nos pedais. Se estiver muito baixo, não conseguirá uma boa visão ao redor do veículo. Se estiver com o encosto muito para trás, não ficará seguro e confortável. Então, assim que entrar no carro, regule o banco para a sua altura e conforto.

7. Retrovisores ajustados

Para os motoristas iniciantes pode parecer mais seguro e prático virar a cabeça para os lados e para trás para conseguir ver quem está vindo. Mas esse é um grande erro que torna o processo muito mais difícil e aumenta muito o risco de acidentes. Então, quando entrar no carro, depois de ajustar o banco, ajuste o espelho retrovisor e os laterais para conseguir ver tudo através deles.

8. Não desça ladeiras no ponto morto

É bem comum pensar que descer ladeiras deixando a marcha no ponto morto vai economizar combustível. Acontece que essa dica só vale para os veículos com carburador e ainda tem o risco de danificar a caixa de marcha.

Para os inexperientes, também pode ser um risco caso apareça um imprevisto durante a descida e não consiga engatar a marcha ou frear a tempo. Manter a marcha engatada na primeira ou na segunda é a forma mais segura.

9. Saiba quando e como usar o freio de mão

O freio de mão é um cabo de aço que pressiona os freios traseiros contra as rodas. É muito importante saber que ele só deve ser usado com o carro parado para garantir que o veículo fique no lugar. É muito útil para quando precisar estacionar em uma ladeira. Inclusive, quando for arrancar em uma ladeira, deve soltar o freio de mão apenas no exato momento em que o carro começa a se mover. Dessa forma, evita desgaste excessivo da embreagem.

10. Respeite as preferências em cruzamentos

O típico motorista barbeiro é aquele que, além de não prestar atenção plena na direção, não respeita as preferências de passagem em cruzamentos. Ele acaba cortando a frente dos outros veículos e pode causar sérios acidentes. Então, não seja essa pessoa. Estude bem os símbolos das placas e pratique sua direção em vias movimentadas com cruzamentos para saber como agir até quando não houver placa de sinalização.

Confira no vídeo mais algumas dicas úteis para quem está começando e tem medo de pegar no volante:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

verbasco

Verbasco: conheça os benefícios da planta e como preparar

falta de sexo faz mal

Falta de sexo faz mal para a saúde?