Como diminuir a cutícula para deixar de tirar
Crédito: Freepik
em

Como diminuir a cutícula para deixar de tirar

Veja o passo a passo para que as cutículas comecem a crescer menos e ficarem mais finas

Publicidade

Tirar a cutícula das unhas é um hábito desnecessário. Apesar de dar aquele aspecto de melhor acabamento e facilitar na hora de limpar as bordinhas da unha esmaltada, os dermatologistas não recomendam que essa pele seja removida, pois ela é uma proteção para as unhas.

O problema é acabar com esse hábito, pois quanto mais você tira, mais a cutícula cresce e engrossa. Afinal, o corpo entende que, se a pele foi removida, precisa ser reposta o quanto antes, e com uma camada extra para proteger melhor. Só que tem jeito sim.

Como reduzir o crescimento da cutícula para deixar de tirar

Respeitar os ciclos do seu corpo, em primeiro lugar, é sempre o mais importante. Então, você vai precisar ter paciência para reeducar o crescimento e a espessura das suas cutículas.

  1. Se você costuma tirar a cutícula toda semana, comece a aumentar esse intervalo gradualmente para duas semanas, depois três, até deixar de tirar.
  2. Além disso, quando for fazer a cutícula, não remova a pele por completo, como de costume. Primeiro amoleça a pele em água morna ou com creme amolecedor de cutículas por uns 5 minutinhos.
  3. Então dê uma empurradinha de leve para trás com uma espátula (se a cutícula estiver bem molinha) ou uma escovinha para unhas (menos agressivo). Se usar a escovinha, vá fazendo movimentos circulares bem suaves.
  4. Depois remova só a parte de pele que ficar para cima, usando um alicate bem amolado. Pode dar vontade de remover toda a pele, mas aguente, pois é uma adaptação necessária para diminuir a grossura dessa pele.
  5. Depois seque e hidrate as mãos com um creme para mãos ou próprio para regenerar cutículas. Ele ajuda a tratar a pele da cutícula para que ela se regenere sem crescer tanto da próxima vez, além de evitar que ela fique incomodando depois, por estar ressecada. Aplique o creme e massageie as mãos e dedos.
  6. Feito isso é só pintar as unhas normalmente, tendo mais delicadeza na hora de passar o pau de laranjeira. Vai ser meio estranho no começo, mas depois acostuma, até porque as cutículas vão diminuir.
Cabelo fino e fraco pode ser sinal de envelhecimento

Cabelo fino e fraco pode ser sinal de envelhecimento dos fios?

Cabelo crespo e cacheado cresce mais devagar

Cabelo crespo e cacheado cresce mais devagar?