como desentupir chuveiro
Crédito: Freepik
em

Como desentupir chuveiro tirando o calcário acumulado

O calcário se acumula na parte interna do chuveiro, dificultando a saída de água. Veja como removê-lo

Fazer a limpeza do chuveiro periodicamente é importante para evitar o acúmulo de germes e bactérias. Mas não basta passar um paninho por fora, pois muitas vezes ele entope por causa do calcário. Quando precisa descobrir como desentupir chuveiro porque está saindo pouca água, quer dizer que a água do seu banho está com excesso de minerais como magnésio, cálcio e ferro, formando pedrinhas que ficam presas nos buraquinhos de saída de água. Então é preciso dissolver essas pedrinhas, chamadas de calcário, para que o chuveiro volte a liberar toda a água para um bom banho, com pressão. Veja como fazer isso.

Veja também: dicas de como limpar banheiro com vinagre

Passo a passo para remover calcário do chuveiro

como desentupir chuveiro passos
Crédito: Pixabay

Você não precisa de produtos químicos para aprender a como desentupir chuveiro com calcário acumulado. Siga esses passos usando produtos simples que talvez até já tenha em casa.

1. Desligue o chuveiro

Para a sua segurança, a primeira coisa a fazer é desligar o disjuntor do chuveiro para evitar choque. Mesmo que o seu chuveiro seja de tomada, pode ir direto no disjuntor que é mais seguro. Se você já costuma tirá-lo da tomada, pode tirar também. O importante é cortar a energia e só voltar a ligar o chuveiro quando terminar todo o processo de limpeza.

2. Separe os materiais

Para tirar calcário do chuveiro você vai precisar de água quente, vinagre e uma escovinha de dentes.

3. Prepare a solução

Coloque a água para ferver em uma panela. Cerca de 1 litro é o suficiente. Se for remover o chuveiro da parede, escolha uma panela grande, que caiba o chuveiro dentro. Quando estiver quente, desligue o fogo e adicione 1 xícara de chá de vinagre branco.

4. Solte o chuveiro

Se o seu chuveiro for de rosquear, você só precisa desligar a energia e removê-lo com cuidado da parede. Vire para que saia a água acumulada dentro, cuidando para não pegar na fiação. Se não der para soltar o chuveiro, você vai levar a solução até ele.

5. Deixe o chuveiro de molho

No caso de conseguir soltar o chuveiro da parede, coloque a peça solta dentro da panela com água quente e vinagre e deixe de molho por, pelo menos, 1 hora.

Se não der para soltar o chuveiro, coloque a solução em um saco plástico pequeno, não precisa ser grande quantidade, e amarre em volta do chuveiro, na parte em que sai a água, usando um elástico ou fazendo um nó. Desligue o chuveiro da tomada mesmo assim. Deixe por 20 minutos, pois a ideia é fazer o calcário amolecer.

6. Remova os detritos

Passado o tempo, retire o chuveiro da água e use uma escovinha de dentes velha para esfregar o calcário que não se soltou com a água quente e o vinagre. Se não puder limpar por dentro porque não consegue soltar o chuveiro da parede, vá fazendo “furinhos” em cada buraquinho de saída de água do chuveiro usando um palito de dente.

7. Finalize a limpeza

Depois coloque o chuveiro de volta no lugar, ligue na tomada com as mãos bem secas e usando um chinelo de borracha, ou religue o disjuntor, e ligue o chuveiro para ver o resultado. Se for necessário, repita o processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

mini-horta

Como fazer uma mini-horta em casa: dicas e ideias para inspiração

plantas companheiras

Plantas companheiras: veja quais podem ser plantadas juntas na horta