em

Decoração de paredes: ideias para renovar os ambientes

As paredes servem mais do que para sustentar a casa: elas podem fazer parte da decoração.
decorar parede
Crédito: Pxhere

A decoração de uma casa é fundamental para trazer aconchego e demonstrar traços da personalidade dos seus moradores. Desde o tapete até a luminária, cada item faz parte de uma composição que vai dar vida aos ambientes. Mas não podemos esquecer das paredes.

Já parou para pensar como você pode transformar uma parede branca em um cenário espetacular, apenas com alguns objetos que tem em casa, ou usando peças de artesanato? É isso que vamos fazer hoje: inspirar você a enxergar as paredes do seu lar com mais criatividade.

Como fazer decoração de parede?

Podemos arriscar dizer que você pode pendurar quase tudo nas paredes. Pelo menos, tudo que for leve e ficar bem preso. Há quem pendure bicicletas, então por que você não pode pendurar pratos?

As ideias para transformar uma parede sem graça em um cenário digno de Instagram são várias, e o jeito de fazer é simples. Conforme o peso do objeto você vai precisar de furadeira, bucha e parafuso ou simplesmente cola adesiva.

No caso de precisar furar, apenas lembre-se de cuidar com as vigas, encanamentos e fiação interna. Se mora em condomínio, provavelmente essas recomendações estão especificadas no seu manual do proprietário.

A única regra a seguir para garantir que a parede dará um resultado visual agradável é procurar combinar cores e estilo de objetos que combinem entre si. Escolha um estilo de acordo com o seu gosto e veja se pode usar objetos que já tem em casa. Os estilos que estão em alta são vintage, clássico, futurista, industrial e rústico.

Se a parede for toda branca e de cimento, antes de pendurar os objetos pode ser interessante pintar com uma cor que seja o plano de fundo base. Vai fazer toda diferença. Se puder investir um pouco mais, uma placa de metal vai trazer modernidade e depois é só complementar com alguns quadros.

Tenha em conta que quanto mais mobília já tiver no ambiente e quanto menor o espaço, menos objetos deve colocar nas paredes. Se o ambiente for grande e a parede o deixa com sensação de vazio, pode caprichar, do chão ao teto.

Objetos para decorar parede

O mais legal é que você não precisa gastar uma fortuna em objetos decorativos para deixar os ambientes renovados.

1. Pendure várias molduras com fotos de família

como decorar parede
Crédito: Casa Vogue

2. Pendure um jogo de pratos decorativos

como decorar parede
Crédito: Casa Vogue

3. Use um instrumento musical

como decorar parede
Crédito: Casa Vogue

4. Escolha uma temática botânica

como decorar parede
Crédito: Casa Abril

5. Aproveite objetos colecionáveis

como decorar parede
Crédito: Casa Vogue

6. Aplique papel de parede

como decorar parede
Crédito: Casa Vogue

7. Pinte uma única parede com uma tinta vibrante

como decorar parede
Crédito: Casa Vogue

8. Use mapas

como decorar parede
Crédito: Casa Abril

9. Ou chapéus

como decorar parede
Crédito: Casa Abril

Outras ideias são objetos reciclados e artesanais, espelhos, relógios, livros, discos de vinil, luzes, nichos e mix de quadros. Faça uma composição com diferentes tipos desses objetos sugeridos ou use apenas uma temática.

Como decorar parede com tecido?

Sabia que também dá para aplicar tecido nas paredes? Sim, tecidos normais de fazer roupa. Eles costumam ser mais baratos que o papel de parede. A técnica é a mesma de aplicar o papel.

Apenas, lembre-se que se for uma área úmida, escolha um tecido impermeável. Panos mais grossos são mais fáceis de aplicar.

Materiais

  • Tecido;
  • Cola branca;
  • Água;
  • Balde ou bacia;
  • Rolinho;
  • Estilete;
  • Fita métrica;
  • Banquinho ou escada.

Modo de aplicar

1. Tire a medida da parede para cortar o tecido, deixando uns centímetros de sobra.

2. Remova todos os objetos da parede.

3. Em um pote, misture cola branca e água, em proporção 2 para 1, conforme a quantidade necessária para sua parede (o dobro de cola em relação à água).

4. Use um rolinho de pintar parede para espalhar a cola.

5. Quando sentir que a cola está pegajosa, comece a aplicação do tecido, do teto ao chão, alisando com a mão cada parte colada.

6. Por cima do tecido colado passe mais uma demão de cola.

7. Recorte as sobras e está pronto.

Dica: Como fazer objetos decorativos artesanais para cozinha

E então, se inspirou com tantas ideias? Você pode começar a fazer os seus objetos de forma econômica e super criativa, além de dar um toque pessoal por ter feito com suas próprias mãos. Veja no vídeo abaixo:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
receita de barquete
Receita de barquete recheada com frango
como reaproveitar roupas velhas
Reaproveite roupas velhas para decorar a casa