gérbera durar mais tempo
Crédito: Freepik
em

Como cuidar de gérbera (e como fazer durar mais tempo em arranjos!)

A beleza dessas flores é fascinante e você pode mantê-las no seu jardim, em vasos ou cultivá-las para fazer arranjos

Publicidade

As gérberas são lindas flores, muito delicadas e amplamente usadas para a criação de arranjos. São encontradas em diversas cores, das mais vibrantes aos tons pastéis, e ficam maravilhosas no jardim ou em vasos. Aprenda quais são as dicas de cultivo dessa planta e também como fazer para que elas durem mais tempo em um arranjo sem raízes.

Características gerais da gérbera

como cuidar de gérberas
Crédito: Freepik

O nome científico desse grupo de plantas é Gerbera jamesonii. As espécies de gérberas mais vendidas atualmente são de cultivares ou de plantas híbridas. Mas, a espécie original é nativa da África do Sul. Assim como as cores, a altura dessas plantas também é variável. Você encontra desde as anãs, com 25 a 30 centímetros de altura, até as de corte, que chegam a 80 centímetros de altura.

Iluminação

A luz ideal para ter uma linda floração de gérberas é o sol pleno. Por isso, não tenha medo de forrar o seu jardim com essa planta.

Regas

Principalmente se for deixar a planta no sol pleno, tenha o cuidado de fazer regas frequentes para que ela esteja sempre saudável, em constante desenvolvimento. Mantenha a terra úmida, sem estar encharcada.

Publicidade

Terra e adubação

Uma terra rica em matéria orgânica vai fornecer o que a planta precisa para se manter saudável no solo. Se quiser estimular a floração, pode adubar com adubo rico em fósforo, encontrado na farinha de osso ou um NPK 4-14-8.

Reprodução

Se não tiver em casa uma planta que vai dar mudinhas naturalmente em sua base para replantar, você pode comprar sementes e plantar suas gérberas desde o início.

Como fazer a gérbera de corte durar mais tempo?

Se você cultiva gérberas de corte (as maiores) para fazer arranjos, precisa fazer o possível para que elas durem o máximo de tempo possível com sua total beleza, sem murcharem. Então, as três dicas são:

Publicidade
  1. Mantenha as plantas em local bem iluminado, mesmo que não seja sol pleno;
  2. Troque a água dos vasos com bastante frequência;
  3. Faça um pequeno corte de 1 centímetro na base da haste, toda vez que trocar a água. Para isso, use sempre uma tesoura de poda esterilizada.

Como fazer um arranjo?

Confira no vídeo abaixo uma linda ideia de arranjo usando gérberas cor-de-rosa e hortênsias azuis, com folhagens e mosquitinhos para uma decoração de altar de casamento:

bastidores do McDonalds

Trabalhadores do McDonald’s mostram bastidores do restaurante

Giovanna Ewbank tira primeiro dente de leite de Bless

Vídeo: Giovanna Ewbank tira primeiro dente de leite de Bless