Como congelar alho passo a passo
Crédito: Freepik

Como congelar alho: 2 dicas fáceis e práticas para sua rotina alimentar

Depois que você aprender, nunca mais vai ficar com preguiça de cozinhar porque não quer ficar com cheiro de alho nas mãos

Publicidade

Se você é daquelas pessoas que ama comida com alho e não dispensa o sabor desse tempero, merece conhecer essas dicas. Até porque, mesmo amando o sabor do alho, não significa que você goste de ficar cheiro de alho nas mãos toda vez que vai cozinhar. Com essas dicas, o cheiro de alho é uma vez só, no dia de preparar para congelar.

Congelando alho inteiro

Essa é a dica mais fácil. Se você gosta de usar dentes de alho inteiros em certas receitas, pode apenas descascá-los, sem picar. Depois, coloque os dentes de alho descascados dentro de um potinho de vidro com tampa e deixe no congelador. Simples assim.

Para evitar que eles grudem, pode colocar os dentes sobre um prato ou forma e usar um pincel de cozinha para pincelar um pouquinho de azeite em volta de cada um deles antes de congelar.

Congelando alho picado

Agora, para ter o alho picadinho, pronto para usar nas receitas, você primeiro descasca os dentes, depois tritura no triturador. Não precisa bater demais para não formar uma pasta, a menos que queira uma pasta.

Publicidade

Abra o triturador e derrame um pouquinho de azeite dentro. A ideia é a mesma da dica anterior: impedir que vire um bloco congelado de alho. Não precisa misturar demais, só para que o azeite de espalhe pelos pedacinhos de alho.

Coloque seu alho triturado em uma forminha de gelo, formando porções menores. Leve para congelar, depois pode transferir os bloquinhos para um saco plástico.

Dicas de uso do alho congelado caseiro

  • Coloque uma etiqueta sobre o pote ou saquinho para saber quando aquele alho foi congelado;
  • Pode consumir em até 3 meses;
  • Não precisa descongelar antes de botar na panela.
  • Para ficar com ótimo sabor e textura, escolha alhos bem frescos, mais durinhos, sem manchas e sem brotos verdes.

Veja também: Como congelar corretamente os alimentos

PODE GOSTAR TAMBÉM