em

Dicas para montar looks perfeitos – femininos e masculinos

Como combinar acessórios e cores? O que desvaloriza o look de homens e mulheres e deve ser evitado? Saiba de tudo agora.
como combinar roupas
Crédito: Freepik

Você tem habilidade e criatividade para combinar roupas? Sai de casa com os looks mais tendência do momento e se sentido seguro se si? Caso sim ou caso não, vale a pena ler esse artigo de qualquer jeito.

Vamos dar dicas de como combinar peças com acessórios e falar sobre os erros mais comuns de homens e mulheres na hora de compor o visual. É claro que só falar dos erros não ajuda, então, vamos dar soluções também. Continue lendo e inspire-se!

Como combinar roupas e acessórios?

Os acessórios servem para enriquecer e dar acabamento ao look. Por isso, precisam combinar com o estilo da roupa e serem usados com bom-senso para não deixarem o visual sobrecarregado.

Outra dica é saber em qual ocasião usar cada acessório. Deixe as peças mais brilhantes para eventos noturnos. As brilhantes e muito chamativas, para eventos menos formais. Um colar ou pulseira maxi, com outros acessórios bem discretos.

Durante o dia, no trabalho ou na academia, use suas peças mais discretas e em menor quantidade, especialmente para não atrapalhar as atividades.

Sobre os tipos de cores a combinar, basta tomar o equilíbrio como base:

  • Roupas pretas = acessórios, sapatos ou bolsas de qualquer cor (que harmonizem entre si);
  • Roupas em tons sóbrios = acessórios com cores fortes;
  • Roupas com cores fortes = acessórios com tons sóbrios;
  • Roupas brancas ou off-white = acessório em tons terrosos;
  • Roupas com estampas = acessórios com tons sóbrios e discretos ou que combinem com uma das cores da estampa;
  • Sapatos coloridos = bolsa neutra;
  • Bolsas da mesma cor da roupa = efeito positivo para alongar a silhueta.

Se você gosta de usar chapéu, seja homem ou mulher, lembre-se dessas regrinhas básicas para esse acessório valorize o visual:

  • Escolha um chapéu que encaixe na sua cabeça;
  • Se for muito baixo ou tiver rosto pequeno, evite as abas muito grandes;
  • Pessoas mais altas e com rosto largo podem caprichar nas abas;
  • Avalie a proporção do corpo: cheinho, aba larga a grande; magrinho, aba estreita de curta.
  • Quanto às cores, a regra é a mesma mencionada para os demais acessórios.

Erros comuns na hora de se vestir

De modo geral, para homens e mulheres, um erro fatal é usar roupas muito maiores ou muito menores do que o seu tamanho. Elas deixam um ar desengonçado que tira qualquer chance de parecer bem-vestido.

Existem roupas justas e roupas largas, mas até estas possuem o tamanho adequado para cada corpo. Da mesma forma, calças muito compridas sem a barra feita ou blazers com ombreiras caídas demonstram falta de cuidado com o visual.

Outro ponto são os acessórios. Equilíbrio é fundamental, então a menos que seja um estilo específico e com peças que harmonizem entre si, não precisa encher as mãos de anéis, pulseiras e relógio, junto com vários colares e brincos chamativos. Escolha uma peça maior e outras mais discretas para não poluir o visual.

Você pode ter comprado as peças mais tendência do momento, mas não quer dizer que deva usar tudo ao mesmo tempo. Cada peça tem um estilo e momento para usar, então, use um tipo de tendência de cada vez.

Para complementar todas as dicas anteriores, não adianta estar com peças de roupas maravilhosas se o cabelo estiver descuidado, as unhas sujas e o sapato detonado. Cuidar do visual é algo que precisa ser completo: dos pés à cabeça.

Erros que as mulheres cometem ao se vestir

Cada pessoa deve ter o seu jeito de se vestir e liberdade para isso, ok. Mas alguns padrões são adotados no mundo da moda para sabermos identificar as características pessoais de alguém. Então, se quiser passar uma boa imagem sobre você, evite:

1. Usar salto sem saber andar

Com certeza você também acha um erro ver uma mulher tentando andar de salto, mas sem nenhuma habilidade. Acaba que o que era para ser elegante, fica angustiante de ver, pois ela visivelmente está desconfortável.

2. Usar decotes exagerados

O decote acentuado pode ficar muito bonito quando é apenas uma fenda no centro do peito e quando o restante do visual está discreto. Se for um decote muito aberto, a mulher deve estar consciente de que todos irão olhar para os seus seios e vai passar a imagem de que esse é seu único atributo “positivo”.

3. Cropped e cintura baixa

Já se foi a moda da barriga completamente de fora. O elegante hoje é usar um cropped com saia, shorts ou calça de cintura alta, sem mostrar o umbigo. O cropped está em alta representando a moda retrô, que fica lindo com partes de baixo larguinhas.

4. Vestido tubinho muito curto

Um look bonito precisa ter equilíbrio. Por isso, se um vestido tubinho já é justo, não deve ser muito curto, ou vai desequilibrar o visual. Da mesma forma é melhor que não seja muito degotado. Precisa valorizar a característica principal dele, que é delinear o tronco por inteiro.

5. Não combinar com a ocasião

Cada look tem seu momento: casual, social, despojado… Conforme o nível de seriedade do evento, será também o da roupa. Saber quando ser discreta é fundamental para passar uma boa impressão sobre seu bom gosto.

Erros que os homens cometem ao se vestir

Assim como as mulheres, os homens também buscam se vestir para transmitir uma boa impressão e as características da sua personalidade. Então, veja dicas valiosas do que deve ser evitado a todo custo:

1. Regata e calça jeans

Definitivamente, nenhum homem passa uma boa impressão quando está vestido de calça jeans e regata. A regata deve ser usada exclusivamente com bermuda, na praia, em dias de muito calor ou para praticar esportes. No mais, camiseta ou camisa.

2. Botões abertos

Uma camisa com até 3 botões abertos transparece elegância ao look masculino. Mais do que isso é exagero e acaba tirando a harmonia do visual, porque esse ponto chama mais atenção do que o restante.

3. Camisa de time para sair

Você pode ser fanático pelo seu time, mas tem hora para tudo. Deixe para usar a camisa de time para assistir ao jogo, praticar esportes, ir à praia ou ficar em casa, no máximo ir até o mercado.

4. Gola V exagerada

A gola V tem o objetivo de dar um ar mais leve ao look masculino. Mas se essa gola for muito acentuada, vai ficar da mesma forma que o excesso de botões abertos: visualmente desnecessário e sem harmonia. Mesmo que goste do seu peitoral, com certeza ele não resume quem você é para dar tanto destaque.

5. Camisa xadrez e bermuda estampada

O xadrez, quando usado, é o destaque do look. Por isso, as demais peças devem ser neutras, ou o visual vai ficar bagunçado e desvalorizado. Além disso, prefira as cores mais neutras para a calça ou bermuda: preto, bege, branco, caqui.

Dica: Misturando gêneros

E quando as mulheres querem fazer um look despojado com peças masculinas? Veja como fazer dar certo:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

One Comment Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

paleta mexicana de travessa
Receita de paleta mexicana na travessa
crise da meia idade
Crise da meia idade: como os homens podem superá-la?