em

Como armazenar ovos da forma correta: cru ou cozido

Você sabia que o modo que você guarda os seus ovos interfere em sua conservação? Saiba como preservá-los por mais tempo!

armazenar ovos
Crédito: Pixabay

Os ovos são componentes essenciais para a alimentação e devem ser conservados corretamente, para que durem mais tempo e não estraguem. Portanto, saiba como armazenar ovos sem erros e os preserve por mais tempo, para que seus nutrientes não se percam e para que não estraguem antes de seu uso.

4 formas de armazenar ovos

O ovo é um alimento completo que é rico em potássio, proteínas, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas A, D, C, B6 e B12. Além disso, ele possui uma substância chamada de colina, que é excelente para o cérebro, já que protege a bainha de mielina e auxilia no controle dos neurotransmissores.

O ovo é um alimento muito comum no dia a dia das pessoas, já que além de ser saudável, é muito prático de ser feito e é extremamente versátil, podendo acompanhar diversos pratos ou até ser comido frito ou cozido. Apenas não o coma cru, pois pode haver a possibilidade de intoxicação (salmonela).

Conheça todos os benefícios do ovo para a saúde e a beleza

1. Lave

Esse tipo de lavagem antes de guardar os ovos é importante para prevenir a formação de bactérias nesse alimento, aumentando a durabilidade. Para isso, você deverá retirá-los da embalagem original e colocá-los em uma tigela para serem lavados.

Junte na água um pouco de vinagre (ou hipoclorito) para higienizar melhor a casca. Nunca lave o ovo com sabão, pois a casca tem muitos poros e pode absorvê-lo. Aguarde 15 minutos para depois enxaguar com água limpa. Por fim, seque os ovos com uma toalha (ou aguarde que sequem naturalmente).

Vale especificar que o hipoclorito é o elemento ativo da água sanitária. Mas atenção, não use água sanitária, e sim um produto específico com o mesmo princípio ativo, que é vendido em supermercados. Isso porque a concentração da água sanitária para lavagem é diferente da usada para culinária, o que influencia na absorção desse componente pelo ovo.

2. Selecione

armazenar ovos
Crédito: Superinteressante

Na hora de comprar ovo, verifique se a embalagem está limpa e intacta! Abra mesmo a caixa e verifique um a um, se os ovos não estão colados ao fundo ou partidos. Isso evitará que o ovo quebre e acabe contaminando e sujando as outras unidades, ou seja, uma simples atitude irá evitar muita preocupação e trabalho futuro, para limpar a sujeira gerada pelos ovos com falhas.

3. Teste

Outra forma de armazenar ovos e fazer o teste previamente. É importante que se saiba como está o estado deles. Nesse caso, essa técnica é mais útil do que a anterior para saber se os ovos estão estragados ou não, enquanto a outra é útil para evitar acidentes na hora de manusear o alimento. Para isso, você irá mergulhar os ovos em um recipiente com água e analisar se eles irão flutuar ou não. Os ovos que flutuarem estão estragados e não devem ser consumidos.

4. Seque

É importante que se lave bem o ovo antes de armazená-lo na geladeira, mas muita gente se esquece que também é importante que o seque devidamente. Isso evita que haja o acúmulo de umidade, o que colabora para que o ovo seja conservado por mais tempo, se for guardado na geladeira, em algum lugar que não seja na porta desse equipamento.

Como armazenar ovos cozidos

Para armazenar ovos cozidos corretamente, o processo é diferente do que com ovos crus e exige maior cuidado, já que nesse caso eles estão mais expostos a bactérias. Assim, você deve primeiro colocá-los em água gelada, logo após o cozimento. Depois disso, você deve secá-los com papel toalha muito bem, para que não sobre nem um pouquinho de água e guardá-los na geladeira.

Outro ponto importante é que você evite ao máximo descascar os ovos antes de armazená-los na geladeira, pois a casca ajuda a proteger o seu conteúdo e evita a absorção de odores próximos.

É importante que esse alimento seja mantido afastado de ingredientes que possuam cheiros fortes, como a cebola e o alho, pois os ovos podem absorver esses odores que não são agradáveis em combinação com esse componente.

Vale destacar que os ovos se ressecam muito facilmente, o que pode ser um motivo importante para que se coloque esse alimento imerso em água no armazenamento. Troque a água diariamente, para que não fique suja e seja absorvida pela casca porosa.

Se você achou útil conhecer sobre essas maneiras de armazenar ovos corretamente, compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

receitas com iogurte natural

10 Receitas com iogurte natural para deixar seus pratos leves e deliciosos

mesversário

Mesversário de bebê: veja ideias simples e lindas para comemorar