Os ovos são componentes essenciais para a alimentação e devem ser conservados corretamente, para que durem mais tempo e não estraguem. Portanto, saiba como armazenar ovos sem erros e os preserve por mais tempo, para que seus nutrientes não se percam e para que não estraguem antes de seu uso.
4 formas de armazenar ovos
O ovo é um alimento completo que é rico em potássio, proteínas, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas A, D, C, B6 e B12. Além disso, ele possui uma substância chamada de colina, que é excelente para o cérebro, já que protege a bainha de mielina e auxilia no controle dos neurotransmissores.
O ovo é um alimento muito comum no dia a dia das pessoas, já que além de ser saudável, é muito prático de ser feito e é extremamente versátil, podendo acompanhar diversos pratos ou até ser comido frito ou cozido. Apenas não o coma cru, pois pode haver a possibilidade de intoxicação (salmonela).
Conheça todos os benefícios do ovo para a saúde e a beleza
1. Lave
Esse tipo de lavagem antes de guardar os ovos é importante para prevenir a formação de bactérias nesse alimento, aumentando a durabilidade. Para isso, você deverá retirá-los da embalagem original e colocá-los em uma tigela para serem lavados.
Junte na água um pouco de vinagre (ou hipoclorito) para higienizar melhor a casca. Nunca lave o ovo com sabão, pois a casca tem muitos poros e pode absorvê-lo. Aguarde 15 minutos para depois enxaguar com água limpa. Por fim, seque os ovos com uma toalha (ou aguarde que sequem naturalmente).
2. Selecione

Na hora de comprar ovo, verifique se a embalagem está limpa e intacta! Abra mesmo a caixa e verifique um a um, se os ovos não estão colados ao fundo ou partidos. Isso evitará que o ovo quebre e acabe contaminando e sujando as outras unidades, ou seja, uma simples atitude irá evitar muita preocupação e trabalho futuro, para limpar a sujeira gerada pelos ovos com falhas.
3. Teste
Outra forma de armazenar ovos e fazer o teste previamente. É importante que se saiba como está o estado deles. Nesse caso, essa técnica é mais útil do que a anterior para saber se os ovos estão estragados ou não, enquanto a outra é útil para evitar acidentes na hora de manusear o alimento. Para isso, você irá mergulhar os ovos em um recipiente com água e analisar se eles irão flutuar ou não. Os ovos que flutuarem estão estragados e não devem ser consumidos.
4. Seque
É importante que se lave bem o ovo antes de armazená-lo na geladeira, mas muita gente se esquece que também é importante que o seque devidamente. Isso evita que haja o acúmulo de umidade, o que colabora para que o ovo seja conservado por mais tempo, se for guardado na geladeira, em algum lugar que não seja na porta desse equipamento.
Como armazenar ovos cozidos
Para armazenar ovos cozidos corretamente, o processo é diferente do que com ovos crus e exige maior cuidado, já que nesse caso eles estão mais expostos a bactérias. Assim, você deve primeiro colocá-los em água gelada, logo após o cozimento. Depois disso, você deve secá-los com papel toalha muito bem, para que não sobre nem um pouquinho de água e guardá-los na geladeira.
É importante que esse alimento seja mantido afastado de ingredientes que possuam cheiros fortes, como a cebola e o alho, pois os ovos podem absorver esses odores que não são agradáveis em combinação com esse componente.
Vale destacar que os ovos se ressecam muito facilmente, o que pode ser um motivo importante para que se coloque esse alimento imerso em água no armazenamento. Troque a água diariamente, para que não fique suja e seja absorvida pela casca porosa.
Se você achou útil conhecer sobre essas maneiras de armazenar ovos corretamente, compartilhe!

