Como aliviar a rinite rápido
Crédito: Freepik

Como aliviar a rinite rápido: 3 dicas úteis e fáceis

Quando a crise ataca e não tem remédio por perto, a dica é usar o que tiver em casa

Publicidade

De acordo com o Ministério da Saúde, rinite é a “inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal”. Ela pode ter origem viral, nos casos agudos, ou alérgica, nos casos crônicos. Em todos os casos, a pessoa que está em crise só quer saber como aliviar a rinite rápido para se livrar dos sintomas. Então, vamos a isso!

Veja também: Rinite não tratada pode trazer outros problemas

Como aliviar a rinite rápido?

Se a rinite for alérgica, a primeira coisa a fazer é se afastar do que causou a alergia. Pode ser o ambiente ou algo específico nele, como tecidos, poeira, pelos de animais, pólen, enfim.

Cada pessoa tem uma reação a diferentes agentes alérgenos. Se afastar desse agente e ir lavar o rosto é um bom começo.

Além disso, é fundamental fazer lavagem nasal constantemente para higienizar as vias aéreas superiores e evitar a inflamação, que pode gerar uma sinusite.

Publicidade

Essa lavagem nasal ajuda a eliminar o muco preso nos dutos nasais, fazendo com que a pessoa consiga respirar melhor. Também elimina os agentes que estiverem presos nas narinas provocando mais alergia, sejam pelos, poeira ou outro.

A lavagem pode ser feita usando soro fisiológico ou cloreto de magnésio, numa composição de 1,5 litro de água para 33 gramas de cloreto de magnésio.

Outra opção de como aliviar a rinite rápido é a vaporização com camomila, que ajuda a limpar os dutos nasais e a aliviar os sintomas, acalmando a mucosa interna do nariz.

Para isso, faça um chá bem concentrado, com um litro de água e uma xícara de camomila desidratada. Sente-se em uma cadeira mais alta, que permita que você possa colocar o rosto sobre a panela sem se queimar.

Publicidade

Fique a uma distância segura, de forma que o vapor não queime seu rosto. Abaixe o rosto em direção à panela, ficando em frente à mesma.

Coloque uma toalha sobre sua cabeça, deixando as laterais encostadas na mesa. Dessa forma, você vai criar uma pequena estufa, fazendo com que o vapor fique mais tempo em contato com a pele do rosto. Inale profundamente.

Quando já não houver mais vapor, levante-se e fique em um ambiente protegido do vento ou frio excessivo. Pode fazer a vaporização até 3 vezes ao dia.

Publicidade

Veja também: Dicas de limpeza da casa se alguém tem rinite

 

PODE GOSTAR TAMBÉM