Comida estragada como saber
Crédito: Freepik

Comida estragada? Saiba como saber se realmente não dá para comer

Conheça os principais sinais de que a comida passou do prazo de validade e quanto tempo você pode deixar cada uma na geladeira

Publicidade

Quando é óbvio, qualquer um consegue identificar comida estragada. Mas será que você conhece os detalhes mais sutís? Veja quais são os principais sinais de que o alimento não está próprio para consumo e quanto tempo pode armazenar na geladeira.

Como identificar comida estragada

Claro que encontrar manchas de bolor no pão ou aquele cheiro azedo terrível são sinais bem claros de que se deve passar longe daquela comida. Porém, nem sempre os sinais são assim tão claros. E é aí que mora o perigo, pois você pode deixar uma comida estragada passar e colocar todo mundo em risco. Veja quais são os principais sinais, para evitar problemas.

Restos de refeições, bolos e sobremesas

Sabe aquela comida na geladeira? Então, para saber se ela ainda está boa para consumo, a primeira coisa a fazer é cheirar. Se estiver com o aroma ok, pegue uma colher e veja se há alguma viscosidade no alimento (sim, algo como baba de quiabo). Se ainda estiver tudo bem, vale a pena provar uma pontinha, antes de servir. O mesmo se aplica a bolos: basta cortar o pedaço e separar lentamente cada um, para ver se há viscosidade.

Carne crua

O primeiro indicador de que a carne não está boa é a cor, por isso, fuja de açougues que abusam da cor vermelha nas prateleiras. Também se pode encontrar lâmpadas na mesma cor, para disfarçar a coloração natural da carne vendida. Também o cheiro da carne crua fica alterado, quando ela está imprópria para consumo, então sempre faça o teste.

Publicidade

Peixe

Se ele estiver cru, alguns sinais de que não está bom são a cor, a textura e principalmente o cheiro. Ele fica mais azedo, quase parecendo amônia, com textura muito mole e cor desbotada ou acinzentada. Se estiver cozido, vale a pena seguir as dicas dos alimentos cozidos, porém com um detalhe: a textura fica esponjosa e o cheiro insuportável.

Ovo cru

Essa você certamente já conhece. Para saber se um ovo cru está podre, basta colocar o mesmo em uma vasilha com bastante água. Se ele flutuar, não está próprio para consumo, porém se ficar no fundo do pote, está novinho. Depois de quebrar, é importante olhar a coloração, que deve ser transparente e vívida. Além disso, o cheiro denuncia rapidamente que algo não está bem.

Frutas e verduras

Pontinhos pretos na casca, partes marrons, amassados, bolor e quaisquer alterações na aparência das frutas e verduras é sinal de algo não vai bem. Então o ideal é comprar somente aquelas que estejam lisinhas, brilhantes ou de acordo com o padrão ideal. Você pode também avaliar o cheiro, para ver se não está estragada.

Queijos e derivados de leite

Os queijos duros (curados) podem ser consumidos – em geral – caso sua casca tenha apresentado bolor. Basta eliminar a parte afetada e pronto. Porém, os que são mais macios e úmidos tendem a propagar os problemas, devendo ser descartados imediatamente. Já o leite e iogurtes, você deve sentir o cheiro e ver também a textura, se ainda está lisinha.

Publicidade

Quanto tempo na geladeira para evitar comida estragada

Agora que você já sabe como identificar os alimentos estragados, veja quanto tempo cada um pode ficar na geladeira e evite que aconteça novamente:

  • Frutas e hortaliças: 3 dias em até 10ºC
  • Frios e laticínios: 3 dias em até 4ºC
  • Carnes cruas: 3 dias em até 4ºC
  • Peixe cru: 1 dia em até 2ºC
  • Peixe cozido: 2 dias em até 4ºC
  • Restos de refeições: 3 dias em até 4ºC
  • Sobremesas: 2 dias em até 6ºC

PODE GOSTAR TAMBÉM