em

Mito ou verdade: comer massa ajuda a emagrecer?

Estudo italiano com mais de 23 mil voluntários conclui que comer massa pode ser extremamente benéfico para a saúde
comer massa ajuda a emagrecer
Crédito: Pixabay

Já pensou em emagrecer comendo massa e carboidratos num geral? Um novo estudo concluiu que sim, é possível comer massa numa reeducação alimentar. E nada melhor que alguém que entende do assunto para participar da pesquisa: os italianos.

A pesquisa

comer massa

O estudo foi feito com 23 mil homens e mulheres italianas de 18 a 96 anos. Todos tiveram sua rotina alimentar acompanhada de perto e a relação da medida entre quadril e cintura (que determina o tamanho ideal da barriga) no antes e depois.

A surpresa foi que, depois de algumas semanas, se os voluntários do estudo não ultrapassaram o número ideal de calorias consumidas durante o dia, quanto mais massa essas pessoas comeram, menos barriga tinham.

Isso não significa de fato que a massa possa emagrecer. Mas pode nos dar uma dica do segredo: é que, por serem de uma cultura tradicional, os italianos priorizam alimentos frescos e o seu macarrão de cada dia é acompanhado por molhos caseiros feitos com alho, azeite, tomate, manjericão, entre outros alimentos naturais e saudáveis.

Esse conjunto de bons hábitos está inserida na Dieta Mediterrânea que tem por princípio básico a ingestão de cereais integrais, legumes variados, carnes magras (peixe principalmente) e consumo moderado de vinho e azeites.

Apesar do nome “dieta” estar ligada ao emagrecimento, essas premissas da Dieta Mediterrânea são consideradas patrimônio imaterial da humanidade segundo a UNESCO porque reúnem componentes importantes para a nutrição do corpo.

E mais do que isso: geralmente as refeições feitas por famílias italianas são longas, cheias de conversas, risadas e um bom vinho.

Não se sabe quais dos componentes de uma mesa tradicionalmente italiana são os mais benéficos: os alimentos frescos, o azeite de boa qualidade, o vinho tomado com moderação, o encontro com entes queridos ou as risadas e conversas que a refeição proporciona… ou pode-se considerar que o segredo está na mistura de todos esses fatores?

Como emagrecer comendo massa

Mesmo que a pesquisa tenha atestado que comer macarrão não engorda e que o fato de algumas pessoas terem inclusive emagrecido durante o estudo está relacionado ao estilo de vida e aos hábitos alimentares, é necessário tomar alguns cuidados.

O segredo está na quantidade e nos componentes extras que a massa leva. Um molho feito de tomate caseiro, com ingredientes frescos e de qualidade, é mais saudável que um molho branco comprado no mercado, por exemplo. Opte sempre por massas integrais, acompanhadas por carnes e molhos magros e, de preferência, feitos em casa.

Mantendo uma alimentação saudável e balanceada

Mais do que massa e vinho, uma reeducação alimentar saudável permite uma série de combinações e delícias. Ou seja: é manter o equilíbrio entre porções, horários e escolha dos produtos.

Consumir porções moderadas de leite e derivados (cerca de três por dia), uma porção de carne, usar em pouca quantidade manteiga e margarina, diminuir a quantidade de sal no preparo dos alimentos, beber bastante água durante o dia, fazer atividades físicas e, sempre que possível, optar por alimentos frescos e integrais são alguns dos conselhos para uma vida mais vigorosa e plena.

É sempre importante também consultar um médico para fazer um check-up completo e um nutricionista para adequar as dicas ao seu estilo de vida e objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
queijo cottage
Queijo cottage faz bem e emagrece?
retração gengival
Retração gengival: o que é, causas e tratamento